Respiração pulmonar

O sistema respiratório garante a respiração pulmonar, processo em que o oxigênio é levado até o interior dos pulmões para que fique disponível para as células do corpo.

A respiração pulmonar garante a captação de oxigênio pelo organismo e seu transporte até os alvéolos pulmonares para que possa ser transferido para o sangue. É nesse processo também que o gás carbônico é eliminado.

O sistema respiratório

Para compreender a respiração, devemos conhecer melhor o aparelho respiratório e suas estruturas. O sistema respiratório pode ser dividido em duas porções: uma é responsável por conduzir o ar até o local das trocas gasosas e a outra é o local onde o oxigênio absorvido é transferido para o sangue e o gás carbônico é retirado.

A porção condutora é constituída por:

  • Fossas nasais

  • Faringe

  • Laringe

  • Traqueia

  • Brônquios

  • Bronquíolos

A porção respiratória é formada por:

  • Bronquíolos respiratórios

  • Ductos alveolares

  • Alvéolos

O trajeto do ar pelo sistema respiratório

O ar inicia seu trajeto pelas fossas nasais, um local que possui muco e pequenos pelos que ajudam a reter a passagem de poeira e outros materiais. Nas cavidades nasais, também está presente o epitélio olfatório, que garante a percepção de odores.

Após a passagem pelas fossas nasais, o ar segue em direção à faringe, onde células do tecido linfoide verificam a presença de substâncias estranhas e desencadeiam resposta imunológica caso seja necessário. Depois da faringe, o ar segue em direção à laringe, uma região localizada entre a faringe e a traqueia que se destaca pela presença da epiglote em seu início e das pregas vocais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após passar pela laringe, o ar segue em direção à traqueia, a qual se bifurca em dois brônquios primários, que se ramificam, até os bronquíolos. Estes se ramificam e formam os bronquíolos terminais, os quais originam os bronquíolos respiratórios, dando início à porção respiratória do sistema. O ar chega aos bronquíolos respiratórios, os quais possuem expansões denominadas de alvéolos, estruturas que lembram pequenos sacos e que são as últimas porções da árvore brônquica. Os bronquíolos respiratórios abrem-se em vários alvéolos, passando a ser chamados de ductos alveolares.

Nos pulmões, existem, em média, 3000 milhões de alvéolos, característica que garante o aumento da superfície de trocas gasosas. O ar, ao chegar aos alvéolos, passa para o sangue presente em capilares que rodeiam essa estrutura. O gás carbônico difunde-se na direção contrária, ou seja, do sangue em direção ao interior dos alvéolos. Esse processo é denominado de hematose.

O sangue oxigenado é levado para o átrio esquerdo do coração e é bombeado pelo corpo. O gás carbônico passa para o interior dos alvéolos e segue o caminho contrário ao realizado pelo ar anteriormente, sendo liberado de volta ao meio.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

O sistema respiratório é constituído por uma parte condutora e uma porção respiratória

O sistema respiratório é constituído por uma parte condutora e uma porção respiratória

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Pregas vocais

Amplie seus conhecimentos sobre as pregas vocais e entenda como essas estruturas localizadas na laringe atuam no organismo para a produção de sons.

Embolia pulmonar

Amplie seus conhecimentos a respeito da embolia pulmonar, um problema de saúde grave que pode levar à morte. Neste texto, falaremos a respeito do que é embolia pulmonar, os fatores de risco para seu desenvolvimento, os sintomas desse problema e como são feitos seu diagnóstico e tratamento.

Tuberculose

Saiba mais sobre a tuberculose clicando aqui. Neste texto abordaremos o que é a tuberculose, suas causas, seus sintomas e seu tratamento.

Circulação pulmonar e sistêmica

Aprenda já os trajetos realizados pelo sangue em nosso corpo por meio da circulação pulmonar e sistêmica!

Enfisema pulmonar

Saiba mais sobre o enfisema pulmonar e os seus diferentes tipos.

Câncer de pulmão

Conheça um pouco mais a respeito do câncer de pulmão, um tumor maligno responsável por uma grande quantidade de mortes em todo o mundo.

Hematose

Saiba mais sobre a hematose, fenômeno de trocas gasosas que ocorre nos alvéolos pulmonares durante a respiração.

Sistema respiratório

Clique aqui e saiba mais sobre como funciona o sistema respiratório humano e quais órgãos o compõem.