Circulação pulmonar e sistêmica

A dupla circulação caracteriza-se pela presença de dois trajetos realizados pelo sangue: a circulação pulmonar e a sistêmica.

Os vertebrados, incluindo os seres humanos, apresentam circulação dupla, ou seja, uma circulação em que o sangue passa duas vezes pelo coração. Essa circulação apresenta dois trajetos distintos que recebem o nome de circulação pulmonar e circulação sistêmica.

Circulação pulmonar

A circulação pulmonar, também chamada de pequena circulação, é aquela que leva o sangue do coração até o pulmão e do pulmão para o coração. Ela se inicia quando o sangue sai do ventrículo direito do coração pela artéria pulmonar, que se divide e segue cada uma para um pulmão. Nos pulmões, ocorre a ramificação das artérias até se tornarem vasos de pequeno calibre denominados de capilares.

Nos capilares, os quais envolvem os alvéolos pulmonares, ocorrem trocas gasosas (hematose). O oxigênio do interior dos alvéolos passa para o sangue, que se torna oxigenado, e o gás carbônico presente no sangue passa para o interior do capilar para ser eliminado. Depois das trocas gasosas, o sangue segue em direção às veias pulmonares, que levarão o sangue oxigenado de volta para o coração pelo átrio esquerdo. Do átrio esquerdo, o sangue passa para o ventrículo esquerdo e, a partir daí, inicia-se a circulação sistêmica.

Observe os trajetos do sangue na circulação pulmonar e sistêmica
Observe os trajetos do sangue na circulação pulmonar e sistêmica

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Circulação sistêmica

Na circulação sistêmica, também chamada de grande circulação, o sangue é levado do coração para o corpo e, posteriormente, retorna para o coração. Esse circuito inicia-se quando o sangue sai do ventrículo esquerdo em direção aos tecidos do corpo pela artéria aorta. Essa artéria ramifica-se e origina vasos que irrigam todo o organismo. Ao chegar aos capilares sanguíneos, o sangue realiza trocas gasosas com o tecido.

O sangue, agora rico em gás carbônico, inicia seu trajeto de volta para o coração pelas veias. O sangue chega ao coração pela veia cava superior e inferior, que desembocam no átrio direito. Do átrio direito, o sangue segue para o ventrículo direito e, a partir daí, inicia-se a circulação pulmonar.

Resumindo

Trajeto da Circulação Pulmonar: coração → pulmões → coração

Trajeto da Circulação Sistêmica: coração → tecidos do corpo → coração

Curiosidade: A pressão exercida pelo sangue na circulação pulmonar é inferior à pressão da circulação sistêmica. Isso ocorre porque a resistência vascular é inferior na circulação pulmonar.

O sistema cardiovascular garante o transporte de sangue por todo o corpo

O sistema cardiovascular garante o transporte de sangue por todo o corpo

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Respiração pulmonar

Compreenda a respiração pulmonar e conheça o caminho que o ar percorre desde a entrada no nosso organismo até o processo de hematose.

Embolia pulmonar

Amplie seus conhecimentos a respeito da embolia pulmonar, um problema de saúde grave que pode levar à morte. Neste texto, falaremos a respeito do que é embolia pulmonar, os fatores de risco para seu desenvolvimento, os sintomas desse problema e como são feitos seu diagnóstico e tratamento.

Coração humano

Clique aqui e conheça mais sobre o coração, as características desse órgão, como seu batimento é controlado, e o caminho que o sangue faz pelo corpo.

Sangue

O sangue é um tipo de tecido conjuntivo. Conheça quais são seus componentes e qual é a sua função em nosso corpo.

Anatomia do coração

Amplie seus conhecimentos sobre a anatomia do coração, órgão que impulsiona o sangue pelo corpo.

Sistema circulatório

Conheça mais sobre as funções e os componentes do sistema circulatório.

Hematose

Saiba mais sobre a hematose, fenômeno de trocas gasosas que ocorre nos alvéolos pulmonares durante a respiração.