O que é príon?

Príon é uma proteína infecciosa capaz de provocar doenças graves e letais. Em bovinos, é a causa da doença da vaca louca, mas os príons também podem infectar seres humanos.

Ilustração da estrutura espiral de um príon, com algumas partes defeituosas.
Príons são proteínas responsáveis por desencadear doenças neurodegenerativas, como o kuru e a insônia familiar fatal.

Príons são proteínas infecciosas capazes de provocar doenças nos seres humanos e outros animais. Até a descoberta dos príons, acreditava-se que doenças infecciosas eram causadas exclusivamente por organismos vivos, tais como bactérias e vírus. Atualmente, a ideia de que essas proteínas são capazes de provocar infecções é amplamente conhecida, e várias são as doenças priônicas reconhecidas, como a doença da vaca louca.

As doenças priônicas destacam-se por serem todas fatais e apresentarem longo período de incubação. Os príons provocam degeneração cerebral, fazendo com que o cérebro apresente um aspecto esponjoso. Dificuldade de coordenação, demência e tremores são alguns dos sintomas que podem surgir em doenças causadas por príons.

Leia também: Sistema nervoso — uma das estruturas mais complexas do corpo humano

Tópicos deste artigo

Resumo sobre príon

  • Príon é uma proteína infecciosa.

  • Diferentemente de outros agentes infecciosos, os príons não possuem material genético.

  • Príons promovem degeneração cerebral.

  • Foram descobertos por Stanley Prusiner, um médico que ganhou um Prêmio Nobel devido ao seu trabalho com essas proteínas.

  • As doenças causadas por príons destacam-se por serem fatais e apresentarem longo período de incubação.

  • As doenças causadas por príons resultam em um aspecto esponjoso no cérebro.

  • Doença de Creutzfeldt-Jakob, síndrome de Gerstmann-Sträussler-Scheinke, insônia familiar fatal e até uma doença associada ao canibalismo, denominada kuru, são causadas por príons e acometem seres humanos.

  • A doença da vaca louca é uma doença causada por príon que afeta os bovinos.

O que é príon?

Príon é uma partícula de natureza proteica e infecciosa que apresenta a capacidade de causar doenças fatais que afetam o sistema nervoso de diferentes animais, inclusive os seres humanos. O termo é uma sigla da expressão proteinaceous infectious particle, que significa “partícula proteica infecciosa”.

Sabe-se, hoje, que o gene príon está localizado no braço curto do cromossomo 20 e é responsável por codificar a proteína PrP. Uma mutação nesse gene leva à produção de uma forma aberrante dessa proteína, a qual é capaz de se propagar alterando a conformação da proteína normal. A forma aberrante dessa proteína promove uma reação em cadeia que leva ao aumento dos níveis de príons, os quais se agregam e promovem disfunção celular e degeneração cerebral.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Hipótese priônica e a descoberta do príon

Os príons foram descobertos pelo neurologista norte-americano Stanley Prusiner, que desenvolveu a chamada hipótese priônica. Anteriormente, acreditava-se que as doenças infecciosas eram causadas apenas por outros seres vivos, tais como vírus e bactérias. Entretanto, por meio dos estudos de Prusiner, ficou claro que essa afirmação estava incorreta.

Prusiner estudou doenças degenerativas que acometem o sistema nervoso e descobriu que esses processos degenerativos podiam ser causados por partículas desprovidas de material genético, as quais ele chamou de príons. Por seus estudos na área, Prusiner recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina no ano de 1997.

Veja também: O que são e como são formadas as proteínas?

Príons e doenças

A descoberta das doenças causadas por príons foi uma grande surpresa para os cientistas, uma vez que até então não se sabia que proteínas podiam estar relacionadas com o desenvolvimento de doenças infecciosas.

As doenças causadas por príons, também chamadas de doenças priônicas e encefalopatias espongiformes transmissíveis, caracterizam-se por serem doenças que possuem um longo período de incubação, demorando meses, anos e até mesmo décadas para que os sintomas apareçam. Além disso, todas as doenças causadas por príons são fatais.

Carne com formato de ponto de interrogação em um prato em alusão à contaminação por príon.
A ingestão de carne de animal contaminado por doença priônica é uma das formas de transmissão dessas doenças.

Transmissão das doenças de príons

A transmissão das doenças causadas por príons pode ocorrer de diferentes formas, como ingestão de carne contaminada, hereditariedade e até mutações espontâneas. Essas doenças se destacam por serem condições degenerativas do cérebro que desencadeiam no órgão uma aparência esponjosa.

Quais são as doenças causadas por príons?

O quadro abaixo apresenta algumas doenças causadas por príons, sua forma de transmissão e alguns de seus principais sintomas:

Doenças causadas por príons

Doença

Via de contágio

Sintomas

Kuru

Canibalismo.

Tremores, perda da capacidade de coordenação dos movimentos e alterações que impedem a capacidade de articular as palavras de forma normal. Raramente há desenvolvimento de demência.

Doença de Creutzfeldt-Jakob

Forma esporádica: sem causa e fonte infecciosa conhecida.

Hereditária: mutação hereditária no príon.

Iatrogênica: procedimentos cirúrgicos ou uso de instrumentos contaminados.

Variante da doença de Creutzfeldt-Jakob: consumo de carne ou subprodutos de bovinos contaminados com doença da vaca louca.

Perda de memória, tremores, alterações na linguagem, perda visual, perda na capacidade de comunicação e alteração na coordenação dos movimentos.

Síndrome de Gerstmann-Sträussler-Scheinker

Transmitida de forma hereditária.

Incapacidade de coordenação e declínio cognitivo.

 

Insônia familiar fatal

Transmitida de forma hereditária.

Insônia intratável, declínio cognitivo, perda de peso e alucinações.

 

Encefalopatia espongiforme

bovina (EEB) ou doença da vaca louca

Forma clássica: animal se infecta pela ingestão de alimentos contaminados com o príon.

Forma atípica: animal se infecta pela mutação espontânea da proteína.

Nervosismo, dificuldade de locomoção e reação exagerada a estímulos externos.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Doença da vaca louca

Quer aprender mais sobre a doença da vaca louca? Clique aqui e tire suas dúvidas sobre as causas, forma de transmissão e se essa doença afeta humanos.

Doença de Creutzfeldt-Jakob

Variante humana da encefalopatia espongiforme bovina (mal da vaca louca).

Doenças causadas por príons

Acesse o texto e conheça as principais características das doenças causadas por príons. Veja alguns exemplos de doenças priônicas e os sintomas que elas provocam.

Insônia familiar fatal

Doença priônica cuja falta de sono debilita o indivíduo a ponto de entrar em coma e ir a óbito.

Kuru, encefalopatia espongiforme subaguda

Doença priônica restrita a alguns habitantes da Papua-Nova Guiné, e que se encontra em processo de erradicação.

Proteínas

Clique aqui e entenda o que são proteínas. Conheça suas funções e seus tipos. Saiba quais alimentos são ricos em proteínas.

Sistema nervoso

Aprenda um pouco mais sobre o sistema nervoso, um das mais importantes e complexos do corpo humano. Relembre como esse sistema é classificado e descubra as características básicas de seu tecido e de suas partes principais: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.