Mastite

A mastite é uma inflamação que ocorre nas glândulas mamárias e afeta principalmente as mulheres. Ela é classificada em mastite puerperal e mastite não puerperal.

Mastite é uma inflamação que ocorre nas glândulas mamárias, podendo afetar mulheres e muito raramente homens. A mastite é classificada em mastite puerperal e mastite não puerperal. Embora a mastite possa ocorrer em qualquer fase da vida, a mais comum é a mastite que se desenvolve no período da amamentação, chamada de mastite puerperal.

A mastite puerperal se apresenta na época do pós-parto, durante a amamentação do bebê. Durante essa fase, um ducto mamário pode entupir e acumular leite, gerando uma inflamação e a sensação de “leite empedrado”. Essa região pode apresentar vermelhidão e inchaço. Os sintomas são febre alta, calafrio e cansaço.

Esse tipo de inflamação pode ser causado por vários fatores, mas o motivo mais comum é a forma como a mãe segura o bebê para amamentá-lo. Se o bebê não consegue abocanhar a mama, não sairá quantidade de leite necessária, causando entupimento dos ductos mamários. Traumas nos seios também podem provocar mastite.

Em mães que estão amamentando também pode ocorrer a mastite infecciosa, que é causada por micro-organismos invasores que penetram pelas rachaduras nos mamilos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em caso de inflamação no seio, a mãe não deve parar de amamentar, pois isso pode agravar  o quadro. É preciso procurar imediatamente o médico ginecologista, para que, dependendo da gravidade da mastite, sejam receitados antibióticos que não façam mal ao bebê. O médico também recomenda repouso, compressas quentes no local e às vezes analgésicos.

Na mastite não puerperal a inflamação se dá por micro-organismos que conseguem chegar até o interior da mama através de diferentes vias. O mais comum é que os micro-organismos consigam penetrar na mama pelos mamilos, mas também é possível que cheguem por via sanguínea, quando há infecções generalizadas do organismo; ou por vias linfáticas, a partir de lesões nos mamilos ou auréolas. Nesse tipo de mastite, o tratamento se dá com o uso de antibióticos, que geralmente é eficaz, mas, em alguns casos, deve haver intervenção cirúrgica.

A mastite não é uma inflamação que se restringe apenas a seres humanos. Essa inflamação pode afetar qualquer tipo de mamífero, principalmente fêmeas na época da amamentação.

Mães em fase de amamentação são as mais afetadas por esta inflamação

Mães em fase de amamentação são as mais afetadas por esta inflamação

Por: Paula Louredo Moraes

Artigos relacionados

Cuidados no pós-parto

Os cuidados que devem ser tomados pela mãe no período pós-parto.

Câncer de mama

Amplie seus conhecimentos a respeito do câncer de mama conhecendo seus fatores de risco, sintomas, tratamentos e formas de prevenção. Aprenda sobre o Outubro Rosa.

Descolamento de Placenta

Saiba no que consiste esse problema que acomete 1% das gestações.

Enxaqueca

Síndrome neurológica que afeta aproximadamente 15% da população brasileira.

Miomas

Os tumores benignos mais frequentemente encontrados na região uterina.

TPM (tensão pré-menstrual)

Saiba o que é e como lidar com essa síndrome que acomete cerca de 80% das mulheres.