TPM (tensão pré-menstrual)

 

A tensão pré-menstrual, ou TPM, se apresenta como um conjunto de sintomas que surge no período que antecede à menstruação, e que se encerra até o fim dela. Mais frequente em mulheres na faixa etária entre os 30 e 40 anos; insônia, dor de cabeça, inchamento do corpo, seios doloridos, queda na libido e maior sensibilidade e irritabilidade; são suas principais manifestações.

Segundo uma pesquisa da Unicamp, 80% das mulheres brasileiras têm ou já tiveram essa síndrome. Suas causas ainda não são muito bem esclarecidas. No entanto, sabe-se que a queda gradativa das taxas de estrogênio, que ocorre aproximadamente entre o 26° e 28º dia do ciclo menstrual, com a consequente redução de serotonina, são eventos que contribuem bastante para esse quadro.

Uma forma de identificar se você tem ou não TPM é anotando, dia após dias, o que tem sentido, assim como as datas de início e fim da menstruação. Ocorrendo sintomas significativos no momento que antecede à menstruação e que se encerram até o fim dela; pode ser que você tenha tal síndrome.

A melhor maneira de lidar com a TPM é conhecendo o que acontece com o seu corpo, buscando adotar estratégias que driblem os possíveis problemas que ela pode causar. Por exemplo: se você reconhecer que está emocionalmente mais instável, pode ser interessante remarcar aquela reunião importantíssima, ou evitar discutir a relação com o parceiro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Praticar exercícios físicos, principalmente os aeróbicos; e evitar o sal (para reduzir o possível inchamento), café (para evitar a ansiedade) e cigarro (para evitar insônia e dores de cabeça); são medidas muito favoráveis para combater ou diminuir os sintomas da TPM. Ingerir muito líquido e vegetais ricos em magnésio (abacaxi, vagem e cenoura) e zinco (gengibre, alho e nozes) também ajuda a diminuir a insônia, irritabilidade e ansiedade. Para reduzir o inchaço e dores nas mamas, vale escolher alimentos ricos em vitamina B6 (arroz integral, banana, batata e lentilha) e potássio (feijão, espinafre e água de coco).

Em mulheres nas quais os sintomas são muito severos e/ou manter o autocontrole se torna tarefa quase impossível nessa época, pode ser interessante buscar ajuda médica, e avaliar se há a necessidade de tomar remédios, ou mesmo recorrer a outras medidas.

Dor de cabeça, irritabilidade e insônia são alguns sintomas da TPM.

Dor de cabeça, irritabilidade e insônia são alguns sintomas da TPM.

Por: Mariana Araguaia

Artigos relacionados

Ciclo Menstrual - Menstruação

Período compreendido entre o início de uma menstruação e o começo da outra.

Coletor menstrual

Conheça mais sobre o coletor menstrual e descubra as vantagens e desvantagens dessa alternativa para a higiene feminina.

Dor de cabeça

Clique aqui e saiba quais são os tipos, as causas e os sintomas da dor de cabeça.

Mastite

A mastite é uma inflamação que pode afetar qualquer tipo de mamífero. Clique aqui e veja em que consiste essa inflamação!

TDPM

Você já ouviu falar sobre TDPM? Clique aqui e aprenda mais sobre o transtorno disfórico pré-menstrual, uma forma mais intensa da TPM. Neste texto, abordaremos as causas desse transtorno, os principais sintomas e critérios para seu diagnóstico e falaremos a respeito do tratamento desse problema.