Miomas

Miomas são tumores benignos que ocorrem em tecidos musculares do tipo liso, sendo o útero a região mais frequentemente acometida. Eles podem medir de 1 mm a até 20 cm de diâmetro, apresentando-se isolados ou múltiplos.

Suas causas são desconhecidas, mas é perceptível uma maior frequência em mulheres:

- Negras;
- Acima do peso;
- Que possuem histórico familiar para tal;
- Que tiveram doença inflamatória pélvica;
- Que nunca engravidaram;
- Que ingerem carne vermelha em grandes quantidades;
- Com níveis altos de estrogênio.

Em muitos casos não há manifestação de sintomas, sendo o tumor descoberto durante a execução de procedimentos de rotina. No entanto, quando os sintomas ocorrem, estão associados ao inchamento do abdome, cólicas, dor abdominal, aumento do número de micções (em virtude da compressão da bexiga), irregularidades na menstruação (tais como atrasos, aumento do fluxo, maior durabilidade e sangramentos irregulares) e dificuldades para engravidar. Em situações assim, o diagnóstico é feito por meio do exame ultrassom abdominal e/ou transvaginal, histeroscopia ou ressonância magnética de pelve.

Miomas uterinos podem, também, provocar gravidez ectópica, parto prematuro ou mesmo abortamento. Por esse motivo, e também porque tal evento pode provocar o aumento dos miomas, é imprescindível o acompanhamento médico criterioso.

A retirada cirúrgica do mioma é recomendada somente quando o tratamento com fármacos não foi capaz de reduzi-lo ou eliminá-lo, ou quando sua presença provoca quadros significativos, como manifestação de cólicas, dor ou hemorragia; ou a compressão de órgãos, tais como a bexiga e o intestino. Há, também, um procedimento chamado embolização, que consiste em interromper a irrigação sanguínea para o tumor, e vem apresentando bons resultados. No entanto, a escolha pelo tratamento dependerá das condições da paciente, dos sintomas e da forma com que o mioma se apresenta.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Curiosidade:

Uma vez que fatores hormonais, principalmente altos níveis de estrogênio, estão bastante relacionados à evolução dos miomas, tais tumores tendem a regredir substancialmente, ou mesmo desaparecer, durante a menopausa.

Dor e inchamento no abdome podem indicar a presença de miomas.

Dor e inchamento no abdome podem indicar a presença de miomas.

Por: Mariana Araguaia

Artigos relacionados

Mastite

A mastite é uma inflamação que pode afetar qualquer tipo de mamífero. Clique aqui e veja em que consiste essa inflamação!