Lamarck e suas ideias sobre a evolução dos seres vivos

Jean Baptiste Lamarck(1744-1829) foi um naturalista francês que propôs teorias sobre a evolução dos organismos vivos. Segundo Lamarck, os seres vivos provinham da matéria orgânica e evoluíam, transformando-se gradualmente ao longo de diversas gerações. A partir de diversas observações, Lamarck elaborou duas leis evolucionistas que ficaram conhecidas como Lei do uso e desuso e Lei da transmissão dos caracteres adquiridos, ambas publicadas em seu livro intitulado “Philosophie zoologique”.

Lamarckexplicou a lei do uso e desuso da seguinte forma: Todos os organismos possuem órgãos e esses órgãos se desenvolvem de acordo com a necessidade de cada organismo. Se, por acaso, algum órgão não for utilizado pelo organismo, ele se atrofiará, ou seja, se tal órgão cair em desuso, ele definhará. Da mesma forma, se um órgão for muito utilizado pelo organismo, ele se desenvolverá e ganhará força. 

 Como sabemos, a lei da transmissão dos caracteres adquiridos é a segunda lei de Lamarck e ela complementa a lei do uso e desuso.  De acordo com Lamarck, as características adquiridas pela lei do uso e desuso serão transmitidas aos descendentes ao longo das gerações.

Para ficar mais claro, vamos citar alguns exemplos:

Lamarck acreditava que as primeiras girafas tinham pescoço curto e como seu alimento era encontrado apenas nas copas das árvores, elas tinham que esticar o pescoço para alcançá-lo. Como o pescoço era um órgão muito utilizado por esses animais, ele começou a se desenvolver e ganhar força tornando-se, a cada geração, mais comprido. Segundo Lamarck, as girafas têm pescoço comprido por esse motivo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro exemplo utilizado por Lamarck foi para explicar a ausência de membros nas serpentes. Segundo Lamarck, os ancestrais desses animais possuíam todos os membros, mas como eles não eram utilizados pelo organismo, eles se atrofiaram. Essa característica foi transmitida a seus descendentes, que gradualmente deixaram de apresentar os membros.

Apesar de ter provocado inúmeras discussões, as leis de Lamarck não abalaram a teoria do criacionismo, que defende que todos os organismos vivos são imutáveis e que foram criados por um ser divino. Mas, foi a partir de suas leis que Charles Darwin, o maior evolucionista da história, despertou para essa ciência que explica a evolução dos seres vivos.


Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

Lamarck foi o naturalista que despertou a atenção de Darwin para as ideias evolucionistas.

Lamarck foi o naturalista que despertou a atenção de Darwin para as ideias evolucionistas.

Por: Paula Louredo Moraes

Artigos relacionados

Charles Darwin

Conheça a vida de Charles Darwin, um naturalista que definitivamente revolucionou o entendimento de como as espécies evoluem.

Darwinismo

Conheça mais sobre o darwinismo clicando aqui. Entenda o que diferencia o darwinismo do fixismo e o que é ancestralidade comum e seleção natural.

Órgãos homólogos e análogos

Entenda as principais diferenças entre órgãos homólogos e análogos e o papel destes no entendimento da evolução.