Petróleo

O petróleo é um líquido escuro e oleoso composto principalmente por hidrocarbonetos

 

    O Petróleo é constituído de uma mistura complexa de diversos compostos orgânicos, principalmente hidrocarbonetos (compostos que contêm apenas carbono e hidrogênio em sua estrutura). Em menor proporção há compostos que contêm nitrogênio, oxigênio e enxofre. 

 

Existem muitas teoria sobre o surgimento do petróleo. A mais aceita é a de que ele vem da decomposição animal e vegetal de seres da orla marítima, que permaneceram soterrados, sob calor, pressão, sem oxigênio e sob a ação de bactérias e micro-organismos durante muito tempo (na verdade, milênios).

Esse nome, “petróleo”, vem do latim e significa “óleo de pedra” (petrae, pedra; oleum, óleo), pois este composto se encontra, geralmente, em arenito, ou seja, rochas porosas abaixo do fundo do mar.

Ao ser refinado ele sofre separação e decomposição de seus componentes, fornecendo inúmeros combustíveis, como gasolina, óleo diesel e querosene. Além disso, fornece também a matéria-prima para diversos produtos, como: plásticos, colas, resinas, produtos de higiene, cosméticos, tintas, vernizes, fertilizantes, inseticidas, remédios, explosivos, borrachas, detergentes, embalagens, sapatos, instrumentos cirúrgicos, entre outros.


Imagem de uma refinaria de petróleo
 

Visto que esse líquido escuro e oleoso é um recurso não renovável e que, conforme dito, ele está presente em vários produtos consumidos por nós no dia a dia; se este recurso chegar ao fim, ou se quisermos realmente um mundo mais limpo do petróleo, teremos que pensar em sustentabilidade, tecnologias mais limpas e teremos também que abrir mão de determinados confortos e de materiais oferecidos por este.

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Guerra do Afeganistão (1979 à atualidade)
Reprodução assexuada
Viagens no tempo: Mito ou verdade?
Dialética do Esclarecimento, de Adorno e Hrokheimer
Todas as vídeo aulas

Versão completa