Metais, semimetais e ametais

A tabela periódica foi organizada de acordo com a propriedade dos elementos, dentro dessa organização existem os metais, semimetais e ametais.

Os semimetais formam uma linha diagonal do boro ao polônio

A tabela periódica foi organizada de acordo com as propriedades dos elementos. Vamos tratar aqui de uma subdivisão que diz respeito à classificação do elemento em Metal, semimetal e ametal.

Diante da tabela podemos perceber claramente a posição de cada uma destas classes, até porque elementos com as mesmas propriedades se encontram próximos uns dos outros.



A ilustração demonstra, através das cores, a posição na tabela:

• Metais – cor amarela
• Ametais – cor vermelha
• Semimetais – cor azul


Nota: o quadrado vermelho à esquerda da figura representa o elemento hidrogênio (ametal).

Vejamos a seguir algumas das propriedades dos:

Metais: a maioria dos elementos pertencentes a esta classe se apresentam no estado sólido, o mercúrio (Hg) é uma exceção, é o único metal líquido. Os metais em geral possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade, são maleáveis e dúcteis (facilmente moldados em fios).

Ametais: podem se apresentar na forma líquida, gasosa ou sólida. Os ametais não são bons condutores de calor e eletricidade, e não podem ser moldados. Esta última característica se deve ao fato de que, quando presentes no estado sólido, os ametais se fragmentam, não sendo possível transformá-los em objetos.

Semimetais: possuem características intermediárias entre os metais e os não metais, como por exemplo, a condutibilidade elétrica intermediária, brilho metálico moderado, temperatura de fusão elevada e podem se fragmentar.





Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Líria Alves

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Verbos pronominais
Sais: Definição e Classificações
Lei dos Nós
David Hume
Todas as vídeo aulas

Versão completa