Reações de simples troca com ametais

Reações de simples troca entre ametais são processos químicos em que um ametal de uma substância composta é deslocado por outro ametal presente em uma substância simples.

Reações de simples troca com ametais são fenômenos químicos em que uma substância composta (formada por um cátion e um ânion) é colocada em um mesmo recipiente que uma substância simples, formada obrigatoriamente por um ametal.

A principal característica de uma reação de simples troca é a mudança de posição entre os elementos de classificação ametálica. Nesse processo, o ametal (X) presente na substância composta (ZX) troca de lugar com o ametal (Y), que forma a substância simples. Ocorre, então, a formação de uma nova substância simples e uma nova substância composta:

ZX + Y → ZY + X

Porém, colocar para reagir substâncias com essa característica nem sempre quer dizer que obrigatoriamente ocorrerá a reação. Muito pelo contrário, a reação de simples troca com ametais somente acontece se o ametal da substância simples for mais reativo que o ametal da substância composta.

Para saber se um ametal é mais reativo que outro, basta conhecer a seguinte ordem decrescente de reatividade dos ametais, na qual o flúor é o elemento mais reativo e o hidrogênio é o menos reativo:

F > O > N > Cl > Br > I > S > C > P > H

Acompanhe a seguir alguns exemplos de equações que representam reações de simples troca entre ametais:

1º Exemplo: Reação entre o cloreto de magnésio (MgCl2) e o gás flúor (F2)

MgCl2 + F2

Nesse caso, na substância composta, há a presença do elemento cloro e, na simples, o flúor. De acordo com a ordem de reatividade, o flúor é mais reativo que o cloro e, por isso, haverá o deslocamento:

MgCl2 + F2 MgF2 + Cl2

Como resultado dessa reação, temos a formação de uma substância composta, em que o magnésio interage com o flúor, e de uma substância simples formada apenas pelo cloro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É preciso ressaltar que, na montagem da substância composta do produto, levamos em consideração a carga (NOX) que o cátion apresenta e a carga do ametal quando estabelece uma ligação.

Forma-se, então, a molécula MgF2 porque o NOX do Mg é +2 (por ser da família dos metais alcalinoterrosos) e do F é -1 (por ser da família dos halogênios). Já a substância simples é formada por dois átomos do mesmo halogênio.

2º Exemplo: Reação entre o fluoreto de cobre II (CuF2) e o iodo sólido (I2)

CuF2 + I2

Nessa substância composta, há a presença do elemento flúor e, na simples, o elemento iodo. De acordo com a ordem de reatividade, o flúor é mais reativo que o iodo, por isso, não haverá deslocamento (a reação não ocorre).

CuF2 + I2 não ocorre

3º Exemplo: Reação entre o brometo de sódio (NaBr) e o cloro gasoso (Cl2)

NaBr + Cl2

Na substância composta, há a presença do elemento bromo e, na simples, o elemento cloro. De acordo com a ordem de reatividade, o cloro é mais reativo que o bromo e, por essa razão, haverá o deslocamento:

2 NaBr + Cl2 → 2 NaCl + Br2

Como resultado dessa reação, há a formação de uma substância composta, em que o sódio interage com o cloro, e de uma substância simples formada apenas pelo bromo.

Nesse processo, é formada a molécula de NaCl porque o NOX do Na é +1 (por ser da família dos metais alcalinos) e o do Cl é -1 (por ser da família dos halogênios). Já a substância simples é formada por dois átomos de um mesmo halogênio.

Observação: Caso a substância simples seja formada com o enxofre, ela possuirá oito átomos.





Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

A substância bromo pode ser formada em reação de simples troca entre ametais

A substância bromo pode ser formada em reação de simples troca entre ametais

Por: Diogo Lopes Dias

Artigos relacionados

Ametais

Clique e passe a saber quais são os elementos químicos denominados ametais. Aprenda suas características bem como por que esses átomos são conhecidos como os principais recebedores de elétrons durante uma ligação química e descubra a quantidade de elétrons.

Balanceamento de equações

Aprenda a realizar o método de balanceamento por tentativas em equações químicas.

Classificação das Reações Químicas

Transformação que ocorre nas substâncias em relação ao seu estado inicial.

Metais, semimetais e ametais

Clique aqui e conheça as propriedades dos metais, semimetais e ametais!

Reatividade dos ametais

Você sabe determinar se uma reação de oxirredução ou de simples troca ocorrerá? Aprenda isso por meio deste texto sobre reatividade dos ametais!

Reações de simples troca com metais

Saiba quais são os produtos formados por uma reação de simples troca entre metais e conheça as condições de ocorrência desse fenômeno químico.

Tipos de Reações Inorgânicas

Conheça os quatro principais tipos de reações químicas estudadas na Inorgânica.