Concentração em mol/L de íons

O cálculo da concentração em quantidade de matéria de íons no sangue é importante para determinar estados doentios

Conforme visto no texto “Concentração em quantidade de matéria” é possível calcular a concentração em mol/L das soluções químicas por meio de uma fórmula matemática. No entanto, algumas soluções são iônicas, ou seja, ao se dissolver o soluto no solvente há a formação de íons por ionização ou dissociação iônica. Nesses casos, é necessário descobrir também a concentração em mol/L dos íons presentes na solução.

O conhecimento desse tipo de concentração é muito importante no dia a dia, como, por exemplo, nas análises da quantidade de íons Na+ e K+ presentes no sangue, pois essa concentração varia quando a pessoa fica doente. A quantidade normal é de 135 a 145 milimol/L para o Na+ e de 3,5 a 5,0 milimol/L para o K+. Se a pessoa estiver com valores acima desses para o sódio, ela poderá sofrer de diurese; já valores abaixo causam desidratação, vômitos e diarreia; e no caso do potássio, o excesso origina colapso renal e acidose enquanto sua carência pode causar alterações gastrointestinais.

Se soubermos as fórmulas das substâncias dissolvidas que geram os íons e a concentração em quantidade de matéria (também chamada de molaridade) de suas soluções, é possível determinar as concentrações molares dos íons presentes nessas soluções.

Por exemplo, imagine que temos uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) com a concentração molar de 1,0 mol/L. Qual será a concentração em mol/L dos íons formados nessa solução aquosa?

Primeiro é necessário realizar a equação da dissociação ou ionização do soluto e balanceá-la para encontrar a proporção de íons liberados por molécula do composto ou por fórmula unitária. Nesse caso, temos:

1 NaOH(aq) →   1 Na+(aq)  + 1 OH-(aq)

Observe que 1 mol de NaOH originou 1 mol de Na+ e 1 mol de OH-. Desse modo, temos que a proporção é de 1:1:1, ou seja, o número de mol dos íons é igual ao número de mol de NaOH com que foi preparada a solução.

Como a solução é 1,0 mol/L de NaOH, em 1 litro dela foi dissolvido 1,0 mol de NaOH, que originou 1,0 mol/L de Na+ e 1,0 mol/L de OH-, conforme podemos ver abaixo:

                               1 NaOH(aq) →   1 Na+(aq)  +  1 OH-(aq)
Proporção:                1 mol                 1 mol          1 mol
Solução (1,0 mol/L): 1,0 mol/L        1,0 mol/L    1,0 mol/L

Agora note um segundo exemplo, em que a concentração em quantidade de matéria de uma solução aquosa de fosfato de magnésio (Mg3(PO4)2) é igual a 0,5 mol/L. Qual será a concentração em quantidade de matéria dos cátions Mg2+(aq)  e dos ânions PO3-4(aq) , sendo que o grau de ionização desse compostos é de 70% (α = 0,70)?

A equação de dissociação iônica é dada por:

                           1 Mg3(PO4)2(aq) →   3 Mg2+(aq)    +  2 PO3-4(aq)
Proporção:                1 mol                   3 mol               2 mol
Solução (1,0 mol/L): 0,5 mol/L         1,5 mol/L         1,0 mol/L

Se o grau de ionização desse composto fosse 100%, essa seria já a concentração em mol/L de cada íon. No entanto, o grau de ionização é de 70%; de modo que precisamos calcular a quantidade real de íons formados. Isso é feito com uma simples regra de três:

  • Cálculo da concentração de cátions Mg2+(aq):

1,5 mol/L   ---- 100%
C (Mg2+(aq)) ----  70%
C (Mg2+(aq)) = 1,05 mol/L de íons Mg2+(aq).

  • Cálculo da concentração de ânions PO3-4(aq):

1,0 mol/L   ---- 100%
C (Mg2+(aq)) ----  70%
C (Mg2+(aq)) = 0,70 mol/L de íons PO3-4(aq).

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Como resolver questões de triângulo retângulo no Enem?
Bioma | Restinga
Revolução Francesa
Salmonela
Todas as vídeo aulas

Versão completa