Alcinos

Os alcinos são definidos como hidrocarbonetos que possuem tripla ligação entre carbonos, de cadeia carbônica acíclica, homogênea e insaturada.

Possuem tripla ligação entre átomos de carbono

Os alcinos são hidrocarbonetos que possuem tripla ligação entre átomos de carbono. São conhecidos também como hidrocarbonetos etínicos ou hidrocarbonetos acetilênicos. A fórmula geral dos alcinos é: CnH2n – 2, e o primeiro membro é o etino (C2H2).

De modo geral, podemos definir alcinos como hidrocarbonetos de cadeia carbônica acíclica, homogênea, insaturada com uma tripla ligação única. Os alcinos apresentam pontos de fusão e ebulição crescentes com o aumento da cadeia carbônica (massa molecular).

Essa classe de compostos não possui cor (incolor), nem cheiro (inodoro), apresentam insolubilidade em água, mas são solúveis em solventes orgânicos como o álcool, o éter e outros.

Aplicação dos alcinos: O acetileno, também conhecido como etino, é usado em grande escala na fabricação de borrachas sintéticas, plásticos, como o PVC e PVA, e ainda de fios têxteis para a produção de tecidos.




Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionada ao assunto:

Por: Líria Alves

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Murilo Mendes
Função Modular
Capacitores
Noam Chomsky
Todas as vídeo aulas

Versão completa