Setor primário da economia

O setor primário da economia envolve atividades predominantemente rurais.

No setor primário, matérias-primas e alimentos são produzidos

O Setor primário da economia é o responsável pelo uso e exploração das matérias-primas, que são recursos naturais utilizados tanto para consumo direto quanto para a posterior transformação em mercadoria artesanal, manufaturada ou industrializada. Esse setor recebe esse nome por ter sido o primeiro a se desenvolver ao longo da história da humanidade, envolvendo atividades como o extrativismo, a agricultura e a pecuária.

O extrativismo corresponde à retirada e exploração de recursos naturais já previamente disponíveis na natureza, ou seja, cuja existência e quantidade não são controladas pelas atividades humanas. Assim, há vários tipos de extrativismo, com destaque o mineral (minérios e rochas), vegetal (frutos, vegetais, madeira) e animal (caça e pesca). Trata-se de uma importante atividade econômica que, quando realizada de forma equilibrada, não apresenta significativos impactos ambientais.


Extração de látex da seringueira: exemplo de extrativismo vegetal

A agricultura envolve o controle dos elementos vegetais, através do cultivo, para a produção de matérias-primas para a indústria e também para a geração de alimentos. Nos tempos pré-históricos, foi a descoberta e o desenvolvimento da agricultura que permitiram a formação de sociedades, antes nômades, em locais fixos, contribuindo para a consolidação das primeiras cidades e suas respectivas civilizações. Antes do advento da Revolução Industrial a partir do século XVIII, era a agricultura quem comandava o ritmo da economia em todo o mundo.


A atividade agrícola atua na produção de alimentos e matérias-primas a partir do cultivo

Além da agricultura, outra atividade bastante importante é a pecuária, que envolve o cultivo de vários tipos de gado, como o boi, o porco, a ovelha e a galinha. Além da carne dos animais, são utilizados outros produtos, como o leite e os seus derivados, a pele dos animais e até remédios. Em outros casos, são utilizados os animais como meio de transporte ou entretenimento.


Criação de porcos com regulamentação tecnológica, uma tendência atual da pecuária

É importante destacar que agricultura e pecuária, muitas vezes, encontram-se interligadas, pois ambas utilizam o mesmo espaço e operacionalizam-se a partir da transformação do meio natural, com a derrubada da vegetação para a construção de campos de cultivos e pastagens.

Todas as atividades ligadas ao setor primário ocorrem predominantemente no meio rural, ou seja, nos espaços não ocupados por médias e grandes cidades. No entanto, também é possível visualizar atividades primárias no espaço urbano, como a horticultura e a agricultura em pequena escala, apesar de isso ser algo cada vez menos comum.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Tempos derivados do pretérito perfeito do indicativo
Ucrânia
Tuberculose
Ludwig Wittgenstein
Todas as vídeo aulas

Versão completa