PIB – Produto Interno Bruto

O Produto Interno bruto (PIB) é o cálculo sobre o total de bens e serviços produzidos por um determinado local em um determinado período.

O PIB é importante para medir as riquezas produzidas por um determinado país ou região

O PIBProduto Interno Bruto – é a soma de todas as riquezas produzidas em um país ou região durante um determinado período, considerando produções e os serviços realizados pelas empresas instaladas no local, sendo elas estrangeiras ou não.

Como se calcula o PIB?

No Brasil, atualmente, o cálculo do PIB é realizado pelo IBGE e ocorre da seguinte forma: somam-se os bens produzidos no país, incluindo a produção industrial, os serviços prestados e a produção agrícola. Vale lembrar que o cálculo envolve apenas os produtos finais, desconsiderando-se, assim, matérias-primas produzidas e utilizadas internamente. Por exemplo: é considerada a produção somente do carro e não dos materiais produzidos para fabricá-lo.

Em termos de valor, o PIB pode ser nominal ou real. O PIB nominal refere-se ao valor dos produtos com base nos preços correntes, sem considerar a inflação. O PIB Real leva em conta a inflação, ou seja, a valorização relativa das riquezas produzidas.

Existe também o PIB per capita, que nada mais é do que o valor do PIB dividido pela população. Assim, é possível saber, em média, a quantidade de riquezas produzidas por cada habitante.

Calcular e analisar o PIB do país ou de uma região é importante para ter informações referentes ao crescimento econômico. No entanto, o crescimento do PIB não representa o desenvolvimento de um país. Para isso, devem-se levar em conta outros elementos, como investimentos em educação, saúde e a distribuição de renda.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Pré-Enem | Áreas de figuras planas
Urbanização no Enem: como esse tema é cobrado?
Ciclo Reprodutivo das Angiospermas
Ácidos
Todas as vídeo aulas

Versão completa