Croácia

A Croácia, país da Península Balcânica, já foi integrante da extinta Iugoslávia e ingressou na União Europeia em 2013.

Bandeira da Croácia

A Croácia é um país localizado no sul da Europa, na Península dos Bálcãs, fazendo fronteira com Bósnia-Herzegóvina, Montenegro, Sérvia, Hungria e Eslovênia. Sua costa leste é banhada pelo Mar Adriático, que a separa da Itália. Possui uma área territorial de 56.590 km² (correspondente ao território da Paraíba), com uma população de 4,3 milhões de pessoas, totalizando uma densidade demográfica de 78 habitantes por km².

A Croácia, juntamente aos seus países vizinhos da Península Balcânicia – Montenegro, Bósnia-Herzegóvina, Sérvia e Macedônia –, já foi parte da extinta Iugoslávia que, desde o final da Segunda Guerra Mundial, tornou-se uma república socialista e opôs-se ao sistema soviético stalinista. Com a morte de seu líder máximo, Tito, houve uma retomada das diferenças históricas entre as composições étnicas que culminou na separação dos membros integrantes e no fim da Iugoslávia. No caso da Croácia, a independência efetivou-se em 1991.

Os aspectos naturais da Croácia envolvem um relevo dividido em três grandes áreas e um clima classificado em dois tipos diferentes. As três regiões que formam o relevo da Croácia são: as planícies do norte e do nordeste, com baixas altitudes; as grandes montanhas do centro-leste do país; e o litoral, recortado por várias entradas e ilhas. Os dois tipos climáticos são o mediterrâneo, nas zonas litorâneas, e o temperado continental nas regiões interioranas do país, esse último com uma grande variabilidade térmica, com invernos congelantes e verões muito quentes.

A economia da Croácia é caracterizada por ser bastante aberta ao capital estrangeiro. A agricultura é voltada para a produção de alimentos, além de haver uma ampla extração mineral de carvão, petróleo e bauxita. A indústria é relativamente desenvolvida e atua principalmente na área têxtil, vinícola e química. O setor terciário, porém, é o principal ramo da economia, impulsionado principalmente pelo turismo, bastante forte no país.

Em 2005, os croatas iniciaram as negociações de entrada na União Europeia, o que veio a efetivar-se em 2013. Espera-se que o euro seja adotado após a realização de ajustes fiscais e burocráticos nos próximos anos.

Quanto à população, cerca de 58% habitam o meio urbano e 42%, o meio rural. A cidade que mais concentra habitantes é a capital Zagreb, que possui quase 800 mil habitantes, muito à frente das segunda e terceira colocadas, que são Split e Rijeka, que contam com pouco mais de 140 mil pessoas cada uma. A maioria étnica do país é composta pelos croatas, com cerca de 89% dos habitantes. A religião mais professada é o catolicismo.


Vista panorâmica da cidade de Zagreb, capital da Croácia

Dados da Croácia*

Localização: Sul da Europa / Península Balcânica

Extensão territorial: 56.590 km²

Capital: Zagreb

Idioma: Croata

Religiões: Catolicismo (87,8%), Catolicismo Ortodoxo (3%) e outras.

Moeda: Kuna

População: 4.387.376 habitantes

População residente em área urbana: 58%

População residente em área rural: 42%

Densidade demográfica: 78 hab/km²

Taxa de crescimento populacional: -0,194%

Taxa de natalidade: 10 por mil

Taxa de mortalidade: 12 por mil

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,805 (alto)

Expectativa de vida: 76,8 anos

População subnutrida: menor que 5%

Calorias consumidas: 2.650 Kcal/dia

População com acesso à água potável: 99%

População com acesso à rede sanitária: 99%

Produto Interno Bruto (PIB): US$ 56,4 bilhões

PIB Per Capita: US$ 13.105

População Economicamente Ativa: 52,51%

Gastos públicos com saúde: 6,6% do PIB

* Dados retirados do IBGE Países referentes ao ano de 2013.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Função Modular
Camadas da Terra
Reação de dupla troca
Como tirar mais de 800 na prova de Matemática do Enem?
Todas as vídeo aulas

Versão completa