Sonares

Os sonares são equipamentos utilizados para localizar objetos, a partir da emissão e recepção de ondas sonoras.

Pela emissão e recepção de ondas sonoras, os navios podem detectar obstáculos, cardumes e objetos perdidos no mar

O termo sonar tem origem na expressão em inglês Sound Navegation and Ranging, que significa navegação e determinação da distância pelo som. O sonar é um instrumento utilizado para a localização de objetos por meio da emissão e recepção de ondas sonoras, e é muito usado por navios para detectar a posição de cardumes e submarinos, para buscar objetos perdidos no mar e para localizar icebergs.

Como funciona um sonar?

Os sonares funcionam a partir da emissão de ondas sonoras classificadas como ultrassom, ondas com frequência acima de 20.000 Hz, valor que corresponde ao máximo captado pelo aparelho auditivo humano. A frequência de emissão das ondas de um sonar geralmente está compreendida entre 300.000 Hz e 600.000 Hz.


Os sonares podem ser utilizados para a detecção de cardumes

As ondas emitidas pelo aparelho chocam-se com obstáculos e são refletidas, retornando à fonte emissora. Com a marcação do tempo entre a emissão e a detecção das ondas, e conhecendo a velocidade de propagação das ondas sonoras, pode-se determinar a distância e até o tamanho de um possível obstáculo.

Quando foram criados os sonares?

Leonard da Vinci, em 1490, realizou experiências com tubos colocados na água a fim de detectar a aproximação de navios. Além disso, a utilização de ondas sonoras para localização e identificação de obstáculos foi motivada a partir do famoso naufrágio, em 1912, do navio RMS Titanic, que afundou em sua primeira viagem após se chocar com um iceberg.

Durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), a necessidade de detecção de submarinos alavancou as pesquisas relacionadas à utilização dos sonares.

Ecolocalização

Golfinhos, morcegos e baleias possuem a capacidade biológica de detectar outros animais ou obstáculos a longa distância, por meio da emissão de ondas ultrassônicas. Esses animais são como “sonares vivos” emitindo e recebendo ondas sonoras, que os auxiliam a locomover-se em casos de escuridão e a encontrar suas presas.


Os morcegos podem locomover-se e caçar à noite graças à produção de ondas sonoras

Ultrassonografia

O exame de ultrassonografia funciona pelo mesmo princípio dos sonares e da ecolocalização. Nesse exame, as imagens são produzidas a partir da reflexão de ondas ultrassônicas incididas sobre órgãos e fetos, por exemplo. As ondas emitidas por aparelho de ultrassonografia podem ser de até 5 MHz, muito além da capacidade máxima da audição humana, que é de 20 Khz.

Por: Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Primeira Revolução Industrial
Provas do 1º dia dão pistas do que pode ser cobrado de Biologia no Enem
Modelo atômico de Bohr
Viagens no tempo: Mito ou verdade?
Todas as vídeo aulas

Versão completa