Reverberação e eco

Na física, definimos uma onda sonora como sendo uma onda mecânica longitudinal, isto é, são ondas cuja direção em que se propagam coincide com a direção de vibração. Dizemos ser o som uma onda mecânica pelo fato de ele necessitar de um meio material para se propagar.

Diariamente estamos em contato com as ondas sonoras. Podemos percebê-las quando nos comunicamos uns com os outros. Podemos concluir a definição de uma onda sonora dizendo que se trata de uma onda de pressão que se propaga em meios materiais.

É comum ouvirmos estampidos de fogos de artifícios em diferentes festividades. Quando o impulso sonoro, provocado pelos fogos de artifícios, chega até nossos ouvidos a sensação provocada por ele permanece por cerca de 0,1 segundo. Sendo assim, não iremos perceber qualquer outro impulso sonoro (ruído) se o mesmo atingir nosso ouvido dentro desse intervalo de tempo. Portanto, para que possamos perceber outro ruído é necessário que ele atinja nosso ouvido em um intervalo de tempo maior que o primeiro (0,1 s).

Em algum momento já passamos por uma situação onde, além de ouvirmos o som emitido por uma fonte sonora, ouvimos também o som refletido por um obstáculo, tais situações são: reverberação e eco.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Reverberação

A reverberação acontece quando a diferença entre os intervalos de tempo de recebimento de dois sons é menor do que 0,1 segundo. Portanto, não somos capazes de perceber o novo som, mas ocorre o prolongamento da sensação sonora, isto é, prolongamento do ruído.

Eco

O eco acontece quando dois sons, o emitido por uma fonte sonora e o som refletido por um obstáculo, são percebidos, isto é, recebidos em um intervalo de tempo maior que 0,1 segundo. Nesse caso os dois sons são percebidos pelos nossos ouvidos de forma distinta. É comum perceber o eco em locais como cavernas, paredes grandes (paredões) etc. Podemos verificar diferentes aplicações tecnológicas para o eco, são elas: exames de ultrassonografia, para medir a distância que estamos de uma montanha etc.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Os morcegos usam o eco de seu próprio grito para localizar obstáculos

Os morcegos usam o eco de seu próprio grito para localizar obstáculos

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

5 coisas que você precisa saber sobre o som

Clique aqui e confira as cinco coisas que você precisa saber sobre o som e veja como o senso comum pode atrapalhar a compreensão exata de fenômenos científicos.

Ecolocalização

Entenda como funciona o importante processo de ecolocalização e conheça alguns dos animais que apresentam essa adaptação.

Intensidade sonora

Clique aqui para saber mais sobre intensidade sonora, grandeza física que está relacionada com a energia emitida por uma fonte sonora.

Por que o som não se propaga no espaço?

Você sabe por que o som não pode se propagar no espaço? Clique aqui e entenda por que as ondas sonoras não se alastram no vácuo.

Rompendo a barreira do som

Clique aqui e entenda o que significa romper a barreira do som e veja quais foram as primeiras pessoas a romper essa barreira com o próprio corpo.

Sonares

Clique aqui para conhecer mais sobre os sonares, instrumentos utilizados para detectar objetos a partir da emissão e recepção de ondas sonoras.