Espectro sonoro

Existem conjuntos de frequências que não podem ser percebidos pelo ouvido humano. O espectro sonoro mostra os intervalos audíveis e inaudíveis para os seres humanos.

Existe uma infinidade de sons que os seres humanos não são capazes de perceber. Isso porque certos sons possuem uma frequência muito baixa ou muito alta para os nossos ouvidos. Ao unirmos todas as faixas de frequências em que existem ondas sonoras audíveis ou não, temos o chamado espectro sonoro.

A audição humana apresenta um intervalo característico de frequências para as quais o ouvido é estimulado. Os sons que possuem frequência com valor dentro do intervalo característico são chamados de sons audíveis. Os sons que estão abaixo da capacidade humana são denominados de infrassons e os que estão acima dessa capacidade são chamados de ultrassons. O intervalo de frequências audíveis para o ser humano é de, no mínimo, 20 Hz e, no máximo, 20.000 Hz. Assim:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Frequências menores que 20 Hz – Infrassons;

  • Frequências maiores que 20.000 Hz – Ultrassons.

Alguns animais podem produzir ou perceber sons que os humanos não podem perceber. Os cães, por exemplo, possuem um intervalo de audição muito maior que o do ser humano, isto é, apresentam o valor mínimo de 10 Hz e o máximo de 40.000 Hz.

Vale ressaltar também que existem certas tecnologias baseadas nos sons. É o caso da ultrassonografia, em que ondas de ultrassom são produzidas e, após se chocarem com um objeto, são interpretadas eletronicamente. Uma das aplicações desse processo é o diagnóstico de problemas de saúde e gravidez.

O intervalo da audição canina é maior que o dos seres humanos. O que, para nós, são ultra ou infrassons, para os cães, são sons audíveis

O intervalo da audição canina é maior que o dos seres humanos. O que, para nós, são ultra ou infrassons, para os cães, são sons audíveis

Por: Joab Silas da Silva Júnior

Artigos relacionados

5 coisas que você precisa saber sobre o som

Clique aqui e confira as cinco coisas que você precisa saber sobre o som e veja como o senso comum pode atrapalhar a compreensão exata de fenômenos científicos.

Altura de um som

A altura do som é a qualidade que nos permite diferenciar um som mais grave ou mais agudo. Veja mais sobre a altura de um som aqui!

As Ondas Sonoras

Saiba o que são as ondas sonoras e quais as suas principais características.

Diferença entre velocidade da luz e velocidade do som

Clique aqui para entender as particularidades da velocidade do som e da velocidade da luz. Enquanto o som propaga-se com velocidades próximas de 340 m/s no ar atmosférico, a luz atinge cerca de 300.000 km/s. A velocidade do som e da luz dependem exclusivamente do meio em que elas se propagam. Saiba mais!

Por que o som não se propaga no espaço?

Você sabe por que o som não pode se propagar no espaço? Clique aqui e entenda por que as ondas sonoras não se alastram no vácuo.

Qualidades fisiológicas do som

Ondas tridimensionais mecânicas longitudinais – o som

Rompendo a barreira do som

Clique aqui e entenda o que significa romper a barreira do som e veja quais foram as primeiras pessoas a romper essa barreira com o próprio corpo.

Sonares

Clique aqui para conhecer mais sobre os sonares, instrumentos utilizados para detectar objetos a partir da emissão e recepção de ondas sonoras.