Relação entre velocidade linear e velocidade angular

A velocidade linear de um objeto que executa movimento circular uniforme é fruto do produto do raio da trajetória pela velocidade angular.

Objetos em movimento circular possuem velocidade angular e linear, que se relacionam por meio do raio da trajetória circular

Em nosso cotidiano, temos inúmeros exemplos de objetos que descrevem trajetórias circulares ou quase circulares, como é o caso das rodas dos incontáveis veículos que trafegam pelas ruas e avenidas, as hélices de aeronaves e de ventiladores, o conhecido movimento dos planetas ao redor do sol etc. É importante sabermos que objetos que executam movimento circular possuem duas velocidades: a velocidade angular e a linear (ou escalar).

  • Velocidade linear

A velocidade linear (v), ou escalar, é fruto da razão entre a variação da posição e a variação do tempo. Ela é expressa, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades, em m/s.

v = Δs
     Δt

  • Velocidade angular

A chamada velocidade angular (w) expressa o valor da medida do arco de circunferência descrito por um objeto dentro de um intervalo de tempo. A unidade usada para essa grandeza é o rad/s, portanto, é importante conhecer a correspondência entre graus e radianos (π rad = 180°).

w = Δθ
      Δt

A velocidade angular também pode ser definida em termos da frequência (f) e de período (T) de giro de um corpo.

w = 2.π.f ou w = 2.π
                         T

  • Relação entre velocidade linear e velocidade angular

É possível estabelecer uma relação entre grandezas lineares e angulares. Para isso, consideraremos um objeto que executa um giro completo em movimento circular e uniforme.

Da equação da velocidade linear do objeto, temos: v = Δs
                                                                               Δt

Como estamos considerando um giro completo, o espaço percorrido (Δs) corresponde justamente ao comprimento da circunferência. Dessa maneira, podemos escrever: Δs = 2.π.R, em que R é o raio da trajetória circular. O tempo gasto para completar um giro é chamado de período de revolução de um corpo, portanto, Δt = T. Sendo assim, a equação da velocidade linear pode ser escrita como:

v = 2.π.R
      T

Como w = 2.π, temos que: v = w.R
                 T

A velocidade linear de um corpo em movimento circular uniforme é igual ao produto da velocidade angular pelo raio da trajetória descrita pelo corpo.

Como exemplo do uso dessa equação, podemos determinar a velocidade aproximada de rotação da Terra. Supondo que o raio de nosso planeta seja de 6370 km e sabendo que o período de rotação da Terra é de 24 h, podemos escrever:

v = w.R

v = 2.π. R
     T

v = 2 . 3,14 . 6370
     24

v = 40003,6
     24

v ≈ 1667 Km/h

Por: Joab Silas da Silva Júnior

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Notação Científica
Hidrólise de íons
Fórmulas de Física para arrasar nas provas
Como tirar mais de 800 na prova de Matemática do Enem?
Todas as vídeo aulas

Versão completa