Período e Frequência

No movimento circular, o corpo passa, de tempos em tempos, por um mesmo ponto.
No movimento circular, o corpo passa, de tempos em tempos, por um mesmo ponto.

Sabemos que o movimento circular é aquele em que um corpo descreve uma trajetória circular. Sendo, nesse movimento, a velocidade constante. Podemos encontrar várias situações cotidianas caracterizadas pelo movimento circular. Como mostra a figura acima, ele está presente nos parques de diversões, na centrífuga da máquina de lavar, no movimento de rotação da Terra, etc.

Vamos imaginar que uma partícula descreva um movimento circular uniforme. Nesse caso, o tempo que corresponde a uma volta é sempre igual, passando a ser chamado de período do movimento. O período é representado por T. A frequência (f) desse movimento está relacionada diretamente ao número de voltas por unidade de tempo. Assim, temos:

f =  N
      ∆t

Onde N é o número de voltas efetuadas no intervalo de tempo Δt. Observe que a frequência coincidirá com a velocidade angular (ω) quando a unidade de ângulo for revolução.

A frequência pode ser dada em revoluções por hora (rph), revoluções por minuto (rpm), revoluções por segundo (rps), etc. No Sistema Internacional, a unidade de frequência é o hertz (Hz), que é igual a 1 revolução por segundo:

1 Hz = 1 hertz = 1 rps = 1 revolução por segundo

Se na equação acima fizermos N = 1, o intervalo de tempo Δt deverá ser igual a um período (T):

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

f =  1
      T

A unidade de ângulo é adimensional, dessa forma, na unidade de frequência podemos omitir a palavra revolução.

Vejamos o exemplo abaixo:

Suponhamos que um corpo tenha movimento de rotação uniforme de período T = 0,20 s. Calcule a frequência do movimento em hertz.

Resolução

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Física do Hand Spinner

Você sabe qual é a Física envolvida no Hand Spinner? Conheça os elementos científicos por trás desse brinquedo que promete eliminar o stress!

Movimento Circular Uniforme

Define-se o movimento circular e uniforme como sendo um movimento em círculos e com velocidade constante.