Magnetismo

O magnetismo estuda a propriedade que certos materiais têm de atrair ou repelir outros. Os materiais magnéticos podem ser encontrados em diversos equipamentos do nosso cotidiano.

Ímã

Magnetismo é o ramo da ciência que estuda os materiais magnéticos, ou seja, estuda a propriedade que certos materiais têm de atrair ou repelir outros. O fenômeno do magnetismo foi observado pela primeira vez há muitos anos atrás pelo grego Tales de Mileto. Conta-se que tais observações foram feitas pelos gregos, em uma cidade localizada na Ásia chamada Magnésia. Os observadores encontraram uma pedra que atraía pedaços de ferro. Hoje já se sabe que essa pedra é denominada de imã natural e que ela é constituída de óxido de ferro. Dessa forma, o termo magnetismo, batizado em referência ao local onde foi encontrada a pedra, foi utilizado para designar o estudo das propriedades do ímã.

Apesar dessa observação feita pelos gregos, foi somente no século XIII que se despertou o estudo, propriamente dito, sobre o magnetismo. Algumas pessoas tentaram explicá-lo, mas foi somente no século XIX que Oersted iniciou estudos na área do eletromagnetismo e Maxwell formulou as leis que explica esse fenômeno. Hoje já não se estuda magnetismo e eletromagnetismo de forma separada. Podemos encontrar os materiais magnéticos em motores, dínamos, bobinas, e muitos outros equipamentos que fazem parte do nosso cotidiano.

Por: Marco Aurélio da Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Campo geral, de Guimarães Rosa
Teorema de Binet
Lei de Proust | Leis Ponderais
Friedrich Nietzsche
Todas as vídeo aulas

Versão completa