Círculo-íris?

O arco-íris é formado pelo fenômeno da dispersão da luz. Seu formato circular, que não pode ser percebido por causa da curvatura da Terra, está mais para “círculo-íris”.

Os arcos-íris são formados pelo fenômeno da dispersão cromática da luz

O arco-íris é um fenômeno óptico caracterizado pelo surgimento de um arco colorido de luz, geralmente em dias chuvosos. A passagem da luz do Sol, por gotículas de água suspensas no ar, gera as cores características do arco-íris. Esse fenômeno está no centro de muitos mitos, e, talvez o mais famoso deles, é o que fala sobre a possibilidade de encontrar ouro no fim de um arco-íris.

Como são formados os arcos-íris?

O fenômeno da dispersão cromática da luz está por trás da formação do arco-íris. Quando um raio de luz policromática, vindo do Sol, penetra em uma gotícula de água, sofre refração e é consequentemente espalhado nas sete cores que o compõem. Como o índice de refração é diferente para cada comprimento de onda da luz, as cores mantêm uma relação inversamente proporcional com essa grandeza. Assim, as cores de luz que possuem menor comprimento de onda sofrem os maiores desvios ao entrar na gotícula. Em contrapartida, as cores com maior comprimento de onda sofrem os menores desvios.

Na imagem acima, a luz branca entra em um prisma e sofre dispersão. Repare que as cores que tendem ao azul, que possuem os menores comprimentos de onda, sofrem grandes desvios em sua trajetória. Já as cores que tendem ao vermelho, com os maiores comprimentos de onda, sofrem pequenas mudanças de trajetória.

Círculo-íris

Um arco-íris somente será visível para um observador no solo se o ângulo entre a luz refratada e o ponto de observação for algo em torno de 42°. Por causa da curvatura da Terra, o observador percebe um arco de circunferência, que chamamos de arco-íris. Entretanto, a verdade é que todo arco-íris possui formato circular, e a visão completa do “círculo-íris” fica impedida pela curvatura do planeta.

O vídeo acima foi gravado em São Petersburgo, na Rússia, por um operador de guindastes a 500 metros de altura. Nesse caso, como o observador não está no solo, pode-se perceber perfeitamente a circunferência formada pelos raios de luz coloridos.

Por: Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Geografia no Enem: Mudanças climáticas, aquecimento global e efeito estufa
Nazismo (Parte 2)
Isomeria geométrica
Termologia no Enem
Todas as vídeo aulas

Versão completa