Dicas para a prova de Física do Enem

Vai fazer o Enem e quer algumas dicas sobre a matéria de Física? Nós separamos uma série de dicas rápidas e objetivas para você turbinar o seu estudo e se dar bem na prova. Inicialmente falaremos sobre as características da prova que você precisa saber e, em seguida, daremos atenção aos detalhes que podem te ajudar tanto durante o seu preparo quanto na hora da prova.

Veja também: Equações de Física no Enem

Como é a prova de Física do Enem?

A prova de Física do Enem é aplicada juntamente às provas de Biologia e Química. Juntas, essas três disciplinas compõem as Ciências da Natureza e suas Tecnologias, portanto é de se esperar que algumas questões da prova apresentem conceitos interdisciplinares. Assim sendo, você terá um melhor desempenho se estiver familiarizado com os fundamentos de cada uma dessas matérias.

A prova de Ciências da Natureza envolve conteúdos de Física, Química e Biologia e apresenta bastante interdisciplinaridade.

As questões do Enem são distribuídas da seguinte forma: 25% de questões fáceis, 25% de questões  difíceis e os 50% restantes são questões de dificuldade média.
Além da distribuição de dificuldades, também é importante saber que os itens, como são chamadas as questões da prova, são organizados de acordo com um conjunto de competências e habilidades, que avaliam a capacidade do candidato de:

  • estabelecer relações de causa e efeito que expliquem o movimento de objetos e/ou corpos celestes;
  • identificar leis físicas que expliquem fenômenos eletromagnéticos e termodinâmicos;
  • compreender os fenômenos que resultam da interação entre matéria e radiação;
  • avaliar sob diferentes perspectivas os processos de geração e produção de energia, entre outros.

Como são as questões de Física do Enem

Independentemente de qual seja o conteúdo abordado, as questões do Enem são geralmente apresentadas da mesma forma. É comum que elas possuam os seguintes elementos:

  • Texto-base: onde são apresentadas algumas informações relevantes, que podem aparecer na forma de enunciados, gráficos, imagens, tabelas etc.
  • Comando: onde está explícito o que o candidato precisa fazer para responder àquele item; pode ser escrito na forma de pergunta ou pode ser uma ordem direta.
  • Alternativas: somente uma entre as cinco alternativas é a correta.

Aqui fica uma dica: quando se deparar com questões longas, primeiramente faça a leitura do comando para, em seguida, ler a questão por completo. Ao fazer isso, você poupará um tempo precioso.

Veja também: O que estudar de Física para o Enem?

Dicas de Física para a prova do Enem

  • Treine bastante a leitura e a interpretação de gráficos.
  • Procure dominar os conceitos mais básicos de Mecânica, Termodinâmica, Ondulatória e Óptica – o Enem valoriza mais quem acerta as questões básicas do que quem acerta apenas as questões difíceis.
  • Mantenha-se atualizado sobre o cenário global. Leia sempre sobre atualidades e fique atento às descobertas científicas, novas tecnologias, mudanças ambientais, conflitos etc.
  • Estude o Sistema Internacional de Unidades, bem como aprenda a utilizar os prefixos de unidades e também a fazer conversões.
  • Pesquise quais são as aplicações tecnológicas dos conceitos que você está estudando. O Enem gosta de abordar situações tangíveis e que tenham alguma utilidade prática.
Por: Rafael Helerbrock

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Editorial | Gêneros textuais
Sistema Nervoso Central
Isomeria óptica
Hannah Arendt
Todas as vídeo aulas

Versão completa