Sistema digestório das aves

O sistema digestório das aves varia conforme a alimentação do animal

As avessão animais vertebrados, endotérmicos, com hábitos alimentares variados, sendo que o tipo de alimento consumido varia de acordo com a espécie de ave. Há espécies de aves herbívoras (consomem sementes, frutas, néctar, etc.), carnívoras (consomem outras aves, carniça)ou onívoras (possuem uma alimentação variada). As aves são animais que não possuem dentes, e essa ausência é mais uma adaptação que favorece o voo desses animais.

As aves ingerem seu alimento através do bico córneo, sendo que o bico e o sistema digestório variam conforme a sua dieta alimentar. Nas aves carnívoras, o papo é pouco desenvolvido ou ausente, e a moela é pouco musculosa.


Na figura, podemos observar os diversos tipos de bicos das aves

O sistema digestório da maioria das aves é constituído por esôfago, papo, proventrículo, moela, intestino e cloaca

O esôfago desses animais possui uma região dilatada chamada de papo. É no papo que o alimento ingerido pelo animal será armazenado e amolecido.

O estômago das aves é dividido em proventrículo e moela. Após serem amolecidos no papo, os alimentos vão para o proventrículo, também chamado de estômago químico. No proventrículo, o alimento é misturado a enzimas digestivas e encaminhado para o estômago mecânico, muito conhecido como moela.

A moela é um órgão (com paredes grossas constituídas por músculos) especializado em triturar os alimentos consumidos pelas aves. Algumas espécies de aves herbívoras ingerem pequenas pedrinhas para que elas auxiliem na trituração dos alimentos pela moela. As pedrinhas ingeridas pelo animal são equivalentes aos dentes que eles perderam ao longo da evolução.

O intestino delgado das aves se assemelha ao dos mamíferos, sendo que nas aves herbívoras o intestino é bem mais longo do que nas aves carnívoras. O intestino grosso desses animais é curto e termina na cloaca, local onde também são lançados os ductos do sistema reprodutor e excretor.

As aves são animais que possuem glândulas salivares (com número e localização variáveis), pâncreas e fígado. Tanto o pâncreas quanto o fígado lançam suas secreções no duodeno do animal através de ductos.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Paula Louredo Moraes

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Função Linear
Igreja Católica
Calorimetria: Introdução
Noam Chomsky
Todas as vídeo aulas

Versão completa