Núcleo celular

É no interior do núcleo que se encontram os cromossomos responsáveis pelas características hereditárias dos organismos

O núcleo celular é a maior organela encontrada no citoplasma e ele está presente apenas nas células eucarióticas. É no núcleo que se encontram os cromossomos portadores dos genes responsáveis pelo controle das atividades celulares.

Praticamente em todas as células eucariontes há somente um núcleo em seu citoplasma, mas podemos encontrar células que possuem dois núcleos, chamadas de binucleadas, como os protistas ciliados; as chamadas multinucleadas, que são células que possuem vários núcleos, como as células musculares do coração; e também as células anucleadas, que perdem o núcleo durante a sua diferenciação – é o caso das hemácias que compõem o sangue dos mamíferos.

Geralmente os núcleos celulares têm forma arredondada, mas dependendo do tipo celular podem ser ovoides, elípticos, ramificados ou irregulares.

O núcleo celular é composto por:

  • Carioteca: também chamada de envelope nuclear, a carioteca é formada por duas membranas lipoproteicas, que possuem poros por onde ocorrem as trocas de substâncias entre o núcleo e o citoplasma.
  • Nucleoplasma: também conhecido como cariolinfa, ele é constituído por uma substância contendo água, sais minerais, proteínas e materiais que participam da síntese de ácidos nucleicos.
  • Cromatina: é uma massa formada por filamentos longos e finos. Esses filamentos são compostos por cromossomos constituídos por uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) associados a proteínas básicas. A cromatina fica mergulhada no nucleoplasma.
  • Nucléolo: presente no interior do núcleo, não possui membrana de revestimento. Pode haver mais de um nucléolo em cada núcleo. São constituídos por ribossomos em processo de formação. O principal material constituinte do ribossomo é o RNAr (RNA ribossômico). O nucléolo sintetiza continuamente moléculas de RNAr, que associam-se a moléculas de proteínas na formação dos ribossomos. Quando prontos, os ribossomos saem do núcleo através dos poros da carioteca e vão para o citoplasma.

Quando a célula passa por divisão, o núcleo desaparece temporariamente. Durante a divisão, o envelope nuclear desaparece e os cromossomos se espalham no citoplasma. Ao final da divisão, o envelope nuclear e o nucléolo voltam a se formar.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Paula Louredo Moraes

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Roma Antiga: República (triunviratos e o nascimento do Império)
Dia Mundial do Meio Ambiente
AO VIVO | Por que o álcool puro não mata o coronavírus?
Movimento circular uniformemente variado
Todas as vídeo aulas

Versão completa