Gripe, hepatite, herpes e poliomielite

Gripe, hepatite, herpes e poliomielite são doenças virais que podem ser transmitidas pelo contato com uma pessoa contaminada. Possuem características e sintomas diversos.

A herpes labial é um tipo de doença viral

Gripe: Transmitida por gotículas de saliva; a pessoa gripada geralmente se apresenta com coriza, tosse, espirros, mal estar, fraqueza e dores musculares e de garganta. Recomenda-se que idosos e crianças tomem a vacina.

Hepatite: Ingestão de água e alimentos contaminados pelo vírus são formas de se contrair a hepatite A. Relações sexuais desprevenidas e uso de objetos contaminados pelo sangue contaminado são formas de se contrair a hepatite B e C. A doença afeta o fígado.

Herpes: Contato direto ou com objetos utilizados por doentes são as formas de transmissão. É manifestada por pequenas feridas na pele ou mucosas. Ocorrendo na região genital, é chamada de herpes genital, sendo considerada uma doença sexualmente transmissível.

Poliomielite: Gotículas de saliva e ingestão de água e alimentos contaminados pelas fezes de doentes são as formas de transmissão, cujo doente tem seu sistema nervoso e musculatura afetados, podendo causar a paralisia infantil. Há vacinas para essa doença.

Por: Mariana Araguaia

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Marquês de Pombal
O que é o Banco Mundial?
Fenômenos Físicos e Químicos
Hegel
Todas as vídeo aulas

Versão completa