Infecções bacterianas

Escherichia coli: bactéria responsável por problemas gástricos e intestinais.

Bactérias são unicelulares, procariontes e, reconhecidamente, os organismos mais abundantes do planeta. Dentre as diversas funções que desempenham no ambiente, alguns exemplares são capazes de provocar doenças, tanto em nossa espécie quanto em outros animais, e até mesmo em plantas. Apesar de poucas bactérias serem capazes de infectar outros seres vivos, elas são responsáveis por cerca da metade das doenças humanas.

A transmissão de bactérias patogênicas, ou seja, que provocam doenças, pode se dar por meio da ingestão, inalação de gotículas de saliva contaminadas, através de fissuras ou ferimentos na pele, e até mesmo por contato sexual com pessoa infectada. Seus sintomas dependem do agente causador e também da forma de contaminação e, não raras as vezes, se manifestam em virtude da ação de toxinas que algumas podem liberar. Medidas de higiene, saneamento básico e uso de preservativos são as maneiras mais eficazes de prevenção a esse tipo de doença – além da vacina.

Em relação ao tratamento, muitas bactérias são sensíveis a antibióticos. Quanto a isto, a descoberta da penicilina foi capaz de evitar a morte de um grande número de pessoas, mas, em razão do seu uso indiscriminado, muitas bactérias se apresentam hoje resistentes a este medicamento. Assim, é importante utilizar tais fármacos somente sob orientação médica, seguindo corretamente suas instruções.

Nesta seção você encontrará muitos textos que abordam o assunto. Eles foram criados com o objetivo de auxiliar estudantes em suas pesquisas escolares, e disponibilizar informações básicas ao público em geral. Por tal motivo, não citamos nomes de remédios e tampouco nos aprofundamos, nas produções, sobre procedimentos relativos a tratamento.

Conheça nosso acervo!

 

Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Mariana Araguaia

Assista as nossas videoaulas:

Artigos de Infecções bacterianas

Últimas Aulas

Água Funda
Região Sul
Período entreguerras: O que estudar?
Física Moderna: no que focar para o Enem?
Todas as vídeo aulas

Versão completa