Classificação dos seres vivos em cinco reinos

A classificação dos seres vivos em cinco reinos, proposta por Whittaker, agrupa os seres vivos nos reinos Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia.

Os répteis estão agrupados no Reino Animal

Classificar os seres vivos não é uma tarefa fácil, uma vez que pode ser complicado escolher um parâmetro que permita relacioná-los todos a grupos distintos. Diversas foram as formas já criadas para fazer esse tipo de classificação, e, hoje, a mais difundida é a que foi proposta por Whittaker.

→ Classificação de Robert Whittaker

O sistema de classificação proposto por Whittaker, em 1969, separa os seres vivos em cinco reinos. Para classificar os organismos dessa forma, Whittaker analisou critérios como a organização celular, ou seja, se os organismos eram procariontes ou eucariontes, e verificou o número de células (formados por uma ou mais células) e a forma de nutrição.

Segundo Whittaker, os organismos são classificados em:

  • Reino Monera: Nesse reino, encontramos os organismos unicelulares, formados por uma única célula, e os procariontes, ou seja, que não possuem material genético contido por um envoltório nuclear. Esses organismos podem ser coloniais ou não, e autotróficos ou heterotróficos. Autotróficos são aqueles organismos capazes de produzir seu próprio alimento, e heterotróficos são aqueles que necessitam ingerir matéria orgânica do meio externo e não são, portanto, capazes de realizar sua produção. Como exemplo de organismos do Reino Monera, temos as bactérias e cianobactérias.

As bactérias estão agrupadas no Reino Monera

  • Reino Protista: Nesse reino, estão agrupados os organismos que são formados por uma única célula e que podem ou não ser coloniais. Além disso, esses seres são eucariontes e apresentam diferentes formas de nutrição, tais como a absorção e a fotossíntese. Como exemplo de representantes do Reino Protista, temos as algas e os protozoários.

As algas estão agrupadas no Reino Protista

  • Reino Fungi: No Reino Fungi, encontramos organismos eucariontes, os quais podem ser uni ou multicelulares. Todos os organismos desse reino são heterotróficos, logo, sua nutrição é realizada por meio de absorção. Como exemplo de organismos desse reino, temos todos os fungos, como a orelha-de-pau e Saccharomyces cerevisiae. Este último é utilizado na fabricação de cerveja.

Os fungos estão agrupados no Reino Fungi

  • Reino Plantae: Nesse reino, são encontrados organismos multicelulares, eucariontes e autotróficos. Todos os vegetais fazem parte desse grupo de seres vivos.

Todos os vegetais estão agrupados no Reino Plantae

  • Reino Animalia: O Reino Animalia engloba organismos multicelulares, eucariontes e heterotróficos. Nesse grupo, são encontradas várias espécies de organismos distintos, desde invertebrados, como as esponjas, até vertebrados como os seres humanos.

Atenção: O sistema de classificação em cinco reinos apresenta muitas falhas, entretanto, ainda é muito aceito e utilizado, principalmente em razão de sua facilidade didática.


Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Redação Técnica
Desenvolvimento sustentável
Sistema nervoso periférico
Nicolau Maquiavel
Todas as vídeo aulas

Versão completa