Petróleo extrapesado

O petróleo extrapesado possui alta densidade (ºAPI < 10) e viscosidade, exigindo maior esforço para o escoamento dos poços até as refinarias.

A densidade do petróleo define a sua viscosidade ou facilidade de escoamento
A densidade do petróleo define a sua viscosidade ou facilidade de escoamento

O petróleo é uma mistura complexa de compostos orgânicos, principalmente hidrocarbonetos e pequenas quantidades de compostos de nitrogênio, oxigênio e enxofre. Sua aparência é de um líquido oleoso, de cor que varia entre o preto e o castanho escuro, além de ser viscoso.

É praticamente impossível encontrar um petróleo que tenha exatamente a mesma composição química que outro, por isso, a densidade e a viscosidade dos petróleos variam. Saber a densidade do petróleo descoberto é importante, pois disso dependerão as tecnologias que serão empregadas na sua extração.

A fim de determinar a densidade relativa do petróleo e seus derivados, criou-se a escala hidrométrica do grau API, que é chamada assim por ter sido criada pelo American Petroleum Institute (API). Quanto menor é o grau API, maior é a densidade do líquido e mais difícil é a sua extração. O petróleo mais denso é chamado de petróleo extrapesado e seu grau ºAPI é menor que 10. O petróleo pesado possui grau API inferior a 20.

O petróleo extrapesado é bastante viscoso
O petróleo extrapesado é bastante viscoso

A extração de um petróleo leve ( ºAPI maior que 30) já não é fácil, porque ele está impregnado em rochas porosas que ficam em camadas geológicas sedimentares, situadas em profundidades muito grandes e, na maioria das vezes, abaixo do fundo do mar. A extração do petróleo extrapesado é ainda mais trabalhosa, pois o seu escoamento é mais difícil. Para se ter uma ideia, o petróleo extrapesado é duzentas vezes mais viscoso que a água.

O petróleo extrapesado também possui alto peso molecular, pois é geralmente formado por hidrocarbonetos de cadeia longa, maiores que o pentano (H3C CH2 CH2 CH2 CH3).

Assim, para extraí-lo, é necessário usar bombas de sucção especiais (altamente potentes). Depois de obtido, ele é aquecido a 140ºC e recebe a adição de um líquido antiespumante, que faz com que ele fique menos viscoso e acaba com as bolhas de gás, permitindo que ele seja processado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O petróleo pesado é encontrado no Brasil em campos marítimos e terrestres. Uma jazida com altas concentrações do petróleo extrapesado que se destaca é a Bacia de Siri, onde há um navio-plataforma. Ela está localizada na cidade de Rio das Ostras, no campo de Badejo, na bacia de Campos, Rio de Janeiro. A Jazida de Siri fica em alto-mar a 80 quilômetros da costa e entre 900 e 1100 metros de profundidade. A Petrobras prevê que até 2016 sejam perfurados 26 poços.

Apesar de essa jazida ser conhecida desde 1975, antes não havia tecnologias que tornassem a sua extração economicamente viável. Por isso, a sua inauguração só ocorreu em 2008.

Depois de refinado, esse petróleo dá origem às seguintes frações:

* 51,5% de resíduos (asfáltico, etc.): Usados em pavimentação de ruas e calçadas, vedação, impermeabilização, adesivos em laminados elétricos e revestimentos antioxidantes;

*22,9% diesel: Usado como combustível de ônibus e caminhões;

*17,6% óleos lubrificantes: Lubrificantes de máquinas e motores;

*8% nafta e querosene: A nafta é utilizada como solvente e matéria-prima na indústria petroquímica, e o querosene é usado em iluminação, como solvente, como combustível doméstico e como combustível de aviões.

Frações de petróleo extrapesado sendo usadas no cotidiano
Frações de petróleo extrapesado sendo usadas no cotidiano

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Combustíveis Fósseis

Entenda o que é um combustível fóssil, a constituição e as principais aplicações do petróleo, gás natural e do carvão, e quais as consequências do uso desses combustíveis.

Composição química do petróleo

Conheça a composição química do petróleo e de seus derivados, como a gasolina e o óleo diesel.

Exploração e extração do petróleo

Entenda como os geólogos sabem quais são as regiões de maior probabilidade de existir petróleo e como é feita a sua extração.

Gás liquefeito de petróleo

Você sabe em que consiste o gás liquefeito de petróleo? Clique e descubra!

Petrobras

Conheça a história da Petrobras. Entenda a importância da Petrobras para a economia brasileira. Saiba o que é o pré-sal. Aprenda sobre a exploração de petróleo.

Petróleo

Compreenda a importância do Petróleo, a sua origem, distribuição pelo mundo e os principais países consumidores.

Refino do Petróleo

Conheça quais são os processos empregados no refino do petróleo, processo industrial que é essencial para o aproveitamento desse recurso tão utilizado hoje.