Magnésio

O Magnésio é um elemento químico que é obtido por meio da eletrólise ígnea do cloreto de magnésio. Ele está presente em muitos compostos de importantes aplicações.

O magnésio é um elemento químico que possui número atômico igual a 12. Ele pertence à família 2 da tabela periódica, sendo, portanto, um metal alcalinoterroso.

Ele não é encontrado livre na natureza em seu estado nativo, mas sim na forma de compostos. A obtenção do magnésio é feita industrialmente através da mesma técnica com a qual ele foi obtido pela primeira vez: a eletrólise ígnea do cloreto de magnésio (MgCl2), em 1808, por Humphry Davy. O cloreto de magnésio é encontrado na água do mar ou em jazidas de sal. Nesse processo, esse composto é fundido, ficando livres os íons Mg2+ e Cl-.

MgCl2 → Mg2+ + 2 Cl-

A partir disso, passa-se uma corrente elétrica por esse líquido iônico que provoca as seguintes reações de redução e oxidação:

Cátodo (redução): Mg2+ + 2 e-Mg
Ânodo (oxidação): 2 Cl- → Cl2 + 2 e-
Reação global: MgCl2 Mg + Cl2

Veja que esse processo origina também o gás cloro.

O magnésio é um sólido de baixa densidade em condições ambientes e com coloração branco-prateada. Ao ser queimado, forma-se o óxido de magnésio por meio de uma reação de síntese ou adição com o oxigênio presente no ar:

2 Mg + O2 → 2 MgO

Ao observar essa reação, nota-se uma grande liberação de luz branca, que já foi muito utilizada em flashes fotográficos descartáveis e foguetes sinalizadores.

A queima do magnésio emite uma luz branca forte
A queima do magnésio emite uma luz branca forte

O metal magnésio pode ser misturado com outros metais para a formação de ligas metálicas. Entre elas, temos o magnálio, que é formado por 90% de alumínio e 10% de magnésio. Por ser bastante leve, ele é usado em peças de aviões e de automóveis.

O magnésio é o oitavo elemento em abundância na crosta terrestre. Veja alguns de seus compostos e suas aplicações a seguir:

* Sulfato de magnésio (MgSO4): é muito conhecido como sal-amargo ou como sal de Epsom. Ele recebeu esse nome em virtude de sua descoberta, que ocorreu em 1618 em Epsom, Surrey, na Grã-Bretanha. Estava ocorrendo uma seca naquela região quando Henry Wicker observou que, apesar disso, o gado não bebia uma água que havia em um buraco. Isso porque era uma água amarga, da qual foi retirado o sal de Epsom. Ele possui ação laxativa e é usado para massagens e banhos relaxantes.

O sal de Epsom é usado como sal em massagens
O sal de Epsom é usado como sal em massagens

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

* Hidróxido de magnésio (Mg(OH)2): Pode ser obtido por meio do mineral brucita ou pela decomposição térmica da magnesita e reação com vapor de água. Sua principal aplicação é em suspensão aquosa, formando o leite de magnésia, usado como antiácido estomacal em pequenas quantidades.

* Silicato de magnésio: Mais conhecido como talco ou “pedra-sabão”, é muito utilizado em esculturas. Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, era um artista que a usava muito. Além disso, para revestir a estátua do Cristo Redentor, a pedra-sabão também foi escolhida, porque mesmo sendo frágil, ela não deforma e resiste ao tempo.

A estátua do Cristo Redentor foi revestida com pedra-sabão *
A estátua do Cristo Redentor foi revestida com pedra-sabão *

* Carbonato de magnésio (MgCO3): Constituinte do mineral magnesita mostrado na figura a seguir. É muito usado na fabricação de material refratário e isolante.

Magnesita (carbonato de magnésio – MgCO3)
Magnesita (carbonato de magnésio – MgCO3)

* Amianto ou asbestos: Existem mais de 30 tipos de silicatos fibrosos naturais encontrados no solo. Entre eles, os principais são: (1) Serpentinas (amianto branco) constituídas do mineral crisotilo (Mg3Si2O5(OH)4) e (2) Anfibólios (amiantos marrom, azul e outros) constituídos dos minerais tremolita (Ca2Mg5Si8O22(OH)2) e amosita ((Fe, Mg, Ca)OSiO2 . n H2O).

As fibras de amianto ou asbesto possuem magnésio em sua constituição
As fibras de amianto ou asbesto possuem magnésio em sua constituição

Esse mineral possui várias propriedades físico-químicas importantes, por isso seu uso é bastante difundido na fabricação de telhas, tanques, caixas d’água, em diversos produtos da construção civil e para isolar termicamente máquinas e equipamentos. Mas por ser uma fibra comprovadamente cancerígena, essas aplicações são proibidas em muitos países.

O íons magnésio (Mg2+) desempenham papeis vitais em nosso organismo, destacando-se a regulação dos movimentos através das membranas, constituição de enzimas que liberam energia dos alimentos e participação na construção de proteínas. Nós precisamos de um suprimento diário de 200 mg de magnésio, que pode ser obtido facilmente porque a maioria dos alimentos contém-no. Dentre os alimentos mais ricos em magnésio, destacam-se as amêndoas, castanhas, caju, soja, farelo, chocolate e levedura de cerveja.

Fontes de magnésio na alimentação
Fontes de magnésio na alimentação

O magnésio também é muito importante para as plantas, pois ele está presente na clorofila, sendo responsável pela captação de energia do sol para a realização da fotossíntese.

* Imagem com direitos autorais: earlytwenties /  Shutterstock.com.

O magnésio é um elemento metálico

O magnésio é um elemento metálico

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Alumínio

Veja como o alumínio foi descoberto e isolado, suas propriedades, aplicações, método de produção e o papel do Brasil na sua produção e reciclagem.

Berílio (Be)

Conheça as principais características, história, aplicações e cuidados aplicados ao berílio, elemento popular e bastante usado em nosso cotidiano.

Calagem

Descubra o que é a calagem do solo, quais são os seus benefícios e como ela consegue diminuir a acidez do solo e fornecer nutrientes para as plantas.

Elementos Químicos

A diferenças entre os elementos naturais e os sintéticos.

Ferro

Clique aqui e saiba mais sobre as propriedades físico-químicas do ferro e suas aplicações. Conheça a história da descoberta e do uso do ferro.

Lítio

Clique aqui e saiba mais sobre as aplicações do lítio. Aprenda quais são as formas de obtenção, as propriedades e os riscos envolvidos no uso do lítio.

Metais

Conheças alguns tipos de metais e seus componentes.

Potássio

Conheça como ocorreu a descoberta do potássio, suas principais propriedades e aplicações, suas funções no organismo e suas fontes na alimentação.

Prós e contras do uso do amianto

Clique e conheça os prós e os contras do uso do amianto, material utilizado durante muito tempo no Brasil e banido em muitos países. Conheça as vantagens que foram atribuídas a esse produto e os males que ele pode gerar, tanto para os trabalhadores diretos quanto para os consumidores dos derivados do amianto.

Reações de Síntese ou Adição

Reações de síntese ou adição ocorrem quando dois ou mais reagentes se combinam para originar um único produto.