Gás freon

O gás freon é derivado do gás metano, ele é utilizado principalmente na refrigeração das geladeiras.

Gás freon possui fórmula molecular CCl2F2 e características como baixa toxidez - ao nível da terra, pois quando atinge altitudes elevadas pode representar uma ameaça à camada de ozônio, confira em Ozônio. Como podemos ver através de sua fórmula, esse gás é clorado (presença de cloro) e fluorado (presença de fluor). O freon é um derivado do metano e é altamente inflamável. Acompanhe os benefícios desse gás:

O gás freon 12 é o responsável por deixar nossos refrigeradores a baixas temperaturas. Ele percorre toda sua geladeira, circula pelo compressor, válvula de expansão, evaporador, condensador. Graças a esse mecanismo os refrigeradores podem resfriar de forma igual, sem pontos mais quentes ou mais frios.

Outra aplicação do gás freon é como propulsor de aerossóis (sprays propelentes), nesse caso é muito prejudicial ao homem. No formato de aerossóis, o gás se torna leve e é facilmente arrastado para as alturas, colaborando para a destruição da camada de ozônio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Responsável pela baixa temperatura dos refrigeradores

Responsável pela baixa temperatura dos refrigeradores

Por: Líria Alves

Artigos relacionados

Gás Orgânico

De onde são vêm os gases orgânicos.

Haletos Orgânicos

Veja aqui as propriedades físicas e químicas dos haletos.

Efeito estufa e aquecimento global

Veja o que é o tão comentado efeito estufa, quais são os fatores que o intensificam e as causas e as consequências do aquecimento global.

Consequências da destruição da camada de ozônio

A destruição da camada de ozônio é um problema alarmante. Entenda o porquê, lendo as consequências que isso causa para a vida humana.

Créditos de carbono

Entenda o que são créditos de carbono, como funciona o mercado de venda e compra deles e como isso contribui para a diminuição do aquecimento global.