Cálculo das Partículas Atômicas

As principais partículas atômicas são os prótons, os nêutrons e os elétrons
As principais partículas atômicas são os prótons, os nêutrons e os elétrons

Um elemento químico é o conjunto formado por átomos que apresentam o mesmo número atômico (Z), ou seja, a mesma quantidade de prótons no núcleo. Quando o átomo de determinado elemento está no estado fundamental, ele é neutro, portanto, a quantidade de prótons (partículas com carga positiva) e de elétrons (partículas com carga negativa) é igual.

número atômico = prótons = elétrons
Z = P = e-

A soma do número de prótons e de nêutrons presentes no núcleo é denominada de número de massa e é simbolizada pela letra A:

A = P + N          ou          A = Z + N

Assim, um elemento químico costuma ser representado colocando-se o número de massa na parte superior do símbolo e o número atômico na parte inferior:

ZAX ou ZXA

Exemplo: 2145Sc

Essa representação mostra que o escândio (Sc) possui número atômico igual a Z = 21 ou 21 prótons, e também 21elétrons. Além disso, o seu número de massa é A = 45, o que nos leva a concluir que ele tem 24 nêutrons, como mostra o cálculo feito abaixo:

A = P + N
N = A – P
N = 45 – 21
N = 24

Se o átomo do elemento perder ou ganhar elétrons, ele se tornará um íon e a sua carga deve ser expressa do lado direito na parte superior: ZAXcarga. Se o átomo perdeu elétrons, ele ficará com carga positiva e é um cátion. Por outro lado, se ele ganhar elétrons, ele ficará com carga negativa e será um ânion.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja um exemplo de como calcular as partículas atômicas em casos envolvendo íons:

“Escreva a quantidade de prótons, de nêutrons e de elétrons que o íon 1123Na1+ possui.”

Resolução:

Só de olhar já sabemos que:

A = 23
Z = 11

Visto que Z = P, então temos que ele possui 11 prótons. Para saber a quantidade de nêutrons, fazemos o seguinte cálculo:

A = P + N
N = A – P
N = 23 – 11
N = 12

Agora, temos que descobrir os elétrons, que são as únicas partículas que se alteram quando o átomo passa a ser íon. Nesse caso, a carga do cátion é +1, o que significa que ele perdeu um elétron. No estado fundamental, ele tinha 11 elétrons (que é a mesma quantidade de prótons), mas como ele perdeu um elétron, agora esse íon tem 10 elétrons.





Aproveite para conferir nossas videoaulas sobre o assunto:

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Isótopos, Isótonos, Isóbaros e Isoeletrônicos

Isótopos são átomos com o mesmo número atômico. Isótonos com o mesmo número de nêutrons e isóbaros com o mesmo número de massa.

O átomo de Rutherford

Conheça qual é o modelo do átomo de Rutherford e entenda como ele chegou a essa conclusão.

Principais características do átomo

Número Atômico (Z) é a quantidade de cargas positivas (prótons) existentes no núcleo de um átomo. Número de Massa (A) é a soma das partículas nucleares. Elemento Químico é o conjunto de átomos de mesmo número atômico.

Prótons

Conheça a descoberta, carga, massa em gramas e em unidade de massa atômica, a localização no átomo e outras características dos prótons.

Variação do Raio Atômico em Ligações Químicas

Veja como ocorre a variação do tamanho do raio atômico quando os átomos dos elementos realizam ligações covalentes e iônicas.

Íons

Íon é o átomo, ou grupo de átomo, que tem o número de prótons diferente do número de elétrons. Cátion é quando o átomo perde um ou mais elétrons. Ânion é quando o átomo recebe um ou mais elétrons.