<

Barbitúricos

Os barbitúricos são muito usados na medicina como sedativos
Os barbitúricos são muito usados na medicina como sedativos

Os barbitúricos, também chamados de barbiturados, são uma classe de compostos derivados de uma amida chamada de ácido barbitúrico, o qual está representado abaixo. Observe que o grupo característico das amidas está em destaque:

Fórmula química do ácido barbitúrico

Segundo a lenda, esses compostos receberam esse nome porque Adolph von Bayer (o primeiro a sintetizar o ácido barbitúrico) tinha uma namorada chamada Bárbara, assim, em sua homenagem, Bayer uniu o nome dela ao da ureia (principal amida) e criou o termo barbitúrico. 

Hoje em dia, esses compostos são muito utilizados em remédios sedativos, principalmente em casos de ansiedade e distúrbios psicológicos. No entanto, o uso desses remédios é controlado, pois o seu uso contínuo faz com que o organismo da pessoa adquira uma tolerância e, assim, para obter mais efeito o paciente acaba ingerindo doses cada vez maiores, o que o leva à dependência – e se a dose ingerida for elevada, pode causar até mesmo sua morte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O uso excessivo de remédios barbitúricos leva à dependência

Além disso, se forem ingeridos junto com bebidas alcoólicas, os barbitúricos ficam 200 vezes mais potentes.

Um exemplo bastante conhecido de barbitúrico usado em remédios é o acetoaminofen, que é uma substância com propriedades analgésicas e antipiréticas. Ela é comercializada com o nome de Tylenol e sua fórmula está esquematizada a seguir:

Fórmula química do acetoaminofen

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Amidas

As amidas são compostos orgânicos nitrogenados e derivam da amônia.

Aminas

Aprenda o que são as aminas, a sua classificação e de que forma se dá a nomenclatura delas. Conheça também suas aplicações e resolva os exercícios propostos.

Aminas estimulantes

O uso intensivo de algumas aminas estimulantes pode provocar dependência. Confira!

Aminoácidos

Os aminoácidos são classificados como compostos anfóteros.

Cafeína

Veja a fórmula da cafeína, quais são as suas fontes naturais e alimentos que a contêm, seus efeitos no organismo e qual é a sua dose letal.

Nitrocompostos

Os nitrocompostos apresentam o grupo nitro (NO2) ligado a uma cadeia carbônica.