Literatura de informação

Literatura de Informação... é bem possível que você, ao se deparar com essa titulação “de informação”, logo se vê questionado acerca das verdadeiras razões a ela intrínsecas, por vezes concebida como algo não definitivo, algo não original, não é verdade?  Acreditamos fervorosamente que suas impressões, uma vez mantidas sob essa linha de raciocínio, em muito irão contribuir para um efetivo entendimento sobre as manifestações artísticas, sobretudo no campo da literatura que aqui, em solo brasileiro, fizeram-se vistas.  

Pois bem, dando ainda mais vivacidade às nossas crenças, apostamos no potencial de que você dispõe acerca dos conhecimentos relacionados à História, principalmente as concepções ligadas a um período, demasiadamente marcado em nossas apreensões, em que o território aqui, ainda não desbravado, foi “calorosamente” recebido por alguns invasores, oriundos da nação portuguesa, que se encantaram com as belezas que aqui encontraram e resolveram fazer delas o seu campo mais fecundo de atuação.

Materializando tais descobertas, por que não descrevê-las e torná-las sob uma forma de registro? Foi assim que fez Pero Vaz de Caminha ao se manifestar mediante a Carta de achamento do Brasil, datada de 1º de maio de 1500. Dessa forma, não adentremos nem um pouco nas peculiaridades que demarcaram a chamada literatura de informação ou literatura dos cronistas e viajantes, pois o convite se estende a principalmente você, estimado(a) usuário(a), que, interagindo com esse espaço aqui reservado, ampliará muito seus conhecimentos acerca dos registros do que foi o marco inicial da literatura brasileira, razão única de termos nos ocupado em criar essa seção. Portanto, aproveitá-la não será nenhum desperdício, haja vista que somente um clique o(a) conduzirá a descobertas impressionantes!!!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A literatura de informação documentou as primeiras manifestações literárias em terras brasileiras

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos de Literatura de informação

A literatura de informação

Inteire-se mais acerca das características que demarcaram tal criação artística!

Literatura de catequese

A literatura de catequese compôs algumas das primeiras manifestações literárias da época do Quinhentismo. Conheça-a, portanto!