Voto - A importância do voto

Atualmente vivemos uma crise absurda na política brasileira, a cada manhã que abrimos o jornal nos deparamos com um escândalo envolvendo os políticos aos quais demos nosso voto de confiança. Sem falar nas CPIs que acabam literalmente em pizza.

Desde o inicio do ano de 2006 andam circulando alguns manifestos pela internet, os mais populares são os via e-mails e scraps no Orkut. Trazendo a seguinte manifestação: “Vamos votar nulo, assim conseguiremos fazer com que nos respeitem. Pois se muitas pessoas votarem nulo, serão obrigados a anularem a eleição e trazem novos candidatos.”

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mas não é bem assim, segundo a lei eleitoral não adiantaria nada se grande parte da população votar nulo, tendo em vista que teriam outras pessoas que irão votar, assim sendo, seriam contabilizados tais votos e o candidato que tiver 50% mais 1 dos votos validos ganha a eleição.

Então devemos tomar muito cuidado com a ideologia de votar nulo, devemos exercer nossos direitos, votando com consciência e fazendo a melhor escolha dentre as opções apresentadas. Assim com certeza teremos um país melhor e mais consciente.

Urna eletrônica

Urna eletrônica

Por: Eliene Percília

Artigos relacionados

Ciência Política

Você já ouviu falar em Ciência Política? Entenda o que ela estuda neste texto que preparamos para você!

Cidadania

Você sabe o que é cidadania? Neste texto você encontrará algumas conceituações sobre esse termo. Não deixe de conferir!

Sistema de lista fechada

O sistema de lista fechada é uma das sugestões para a reforma do sistema eleitoral. Entenda do que se trata aqui!