Saiba tudo sobre o SiSU 2022 do segundo semestre

Esta edição receberá inscrições ainda este mês, já que elas terão início em 28 de junho e seguem até o dia 1º de julho.

Por: Érica Caetano
21/06/2022 07h30 , atualizado em 21/06/2022 09h38
Sistema de Seleção Unificada (SiSU)
Sistema de Seleção Unificada (SiSU)

O Ministério da Educação já divulgou o edital da edição do 2º semestre de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No documento, constam as regras, o cronograma e principais datas desta edição do Programa.

Esta edição receberá inscrições ainda este mês, já que elas terão início em 28 de junho e seguem até o dia 1º de julho. O candidato poderá se inscrever no processo seletivo do SiSU em até duas opções de vaga.

O resultado será disponibilizado no dia 06 de julho. Já o prazo para manifestar interesse na lista de espera será de 06 até o dia 18 de julho.

O candidato somente poderá manifestar interesse na lista de espera em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer em sua inscrição ao SiSU.

O mesmo prazo da manifestação de interesse na lista de espera é o que o candidato selecionado deverá realizar sua matrícula ou seu registro acadêmico na instituição para a qual foi selecionado por meio do SiSU 2022/2, na chamada regular, devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.

Vale lembrar que o SiSU 2022/2 será exclusivo para quem realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação.

Tópicos deste artigo

Vagas

De acordo com o Ministério da Educação, 2.043 cursos de 73 instituições de ensino participam desta edição do SiSU. Elas inclusive já estão disponíveis para consulta, por meio do link abaixo:

Consulte as vagas do SiSU 2022/2 

Foram confirmadas 65.932 vagas sendo que as dez graduações com mais oportunidades são, nesta ordem, as seguintes: 

  • Pedagogia
  • Administração
  • Matemática
  • Ciências Biológicas
  • Química
  • Direito
  • Física
  • Medicina
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Elétrica

Só para Medicina a oferta é de 1.583 oportunidades. 

A seletiva do segundo semestre deste ano teve um crescimento no que diz respeito ao número de vagas, cursos e universidades participantes, já que a edição do mesmo período de 2021 contou com 62.365 vagas em 1.932 cursos de graduação de 70 instituições de ensino superior públicas. 

Cronograma

  • Inscrições: de 28 de junho a 1° de julho
  • Resultado: 06 de julho
  • Matrícula: 13 a 18 de julho
  • Prazo para manifestar interesse na lista de espera: 06 a 18 de julho

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O SiSU

O SiSU disponibiliza vagas gratuitas em instituições públicas de ensino, como universidades federais, estaduais e centros tecnológicos. As mesmas são ofertadas em ampla concorrência e cotas - estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, tendo percentual para pretos, pardos e indígenas e pessoas de baixa renda.

Algumas instituições possuem ações afirmativas próprias e/ou bônus. 

Tire suas principais dúvidas sobre o SiSU aqui!

O estudante pode mudar suas opções de curso e concorrência até às 23h59 do último dia de inscrições. O SiSU realiza apenas uma chamada regular feita pelo MEC, no próprio site da seleção. Os convocados devem se matricular dentro do prazo definido para que não percam a vaga. 

Quando a vaga não é preenchida ela retorna ao sistema e volta a ficar disponível para os candidatos que venham a manifestar interesse pela lista de espera. 

A lista de espera é repassada para as instituições que definem as próximas chamadas e os respectivos calendários. Vale lembrar que aqueles que ficarem na lista de espera deverão acompanhar a seleção pelas próprias páginas das instituições de ensino que se candidataram. 

Outros detalhes podem ser vistos no Edital SiSU 2022/2.

Artigos relacionados

Abertas as inscrições do SiSU 2022/2

Estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022/2. O prazo se encerra às 23h59 de sexta-feira, 1º de julho.

MEC publica resultado do SiSU 2022/2

O Ministério da Educação (MEC) liberou hoje, 6 de julho, o resultado da edição do segundo semestre de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).