Abertas as inscrições do SiSU 2022/2

A disputa é por mais de 65 mil vagas para ingresso no segundo semestre de 2022

Por: Miguel Souza
28/06/2022 10h55 , atualizado em 28/06/2022 10h56

Estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022/2. O prazo se encerra às 23h59 de sexta-feira, 1º de julho.

A seleção é exclusiva para aqueles que realizaram a edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tiraram na redação.

Faça sua inscrição

Tópicos deste artigo

Como vai funcionar o SiSU 2022/2?

A inscrição é feita no site do SiSU, informando o CPF e a senha cadastrada no portal gov.br. No momento de cadastro, o participante poderá escolher duas opções de vagas em instituições públicas de ensino superior. 

O local de oferta, turno e modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência) também serão escolhidos neste momento.

A liberação das notas de corte do SiSU vai acontecer a partir do segundo dia de inscrições. Com as notas, os participantes poderão escolher entre permanecer ou não na disputa pelo curso. 

O SiSU é o principal meio de ingresso nas instituições de ensino superior públicas do país, com vagas em cursos de graduação presencial e de ensino a distância (EaD) gratuitos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

[publicidade-omnia]

Vagas

Na edição do segundo semestre do SiSU estão sendo oferecidas 65.932 vagas em mais de 2 mil cursos de 73 instituições públicas de ensino superior. 

As graduações com mais vagas são Administração, Pedagogia e Matemática. O curso de Medicina, um dos mais concorridos do SiSU, possui oferta de 1.583 vagas.

Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná figuram entre os estados com maior oferta de vagas. As universidades com mais oportunidades são:

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

  • Universidade Federal Fluminense (UFF)

  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

  • Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Resultado

O resultado do SiSU 2022/2 será divulgado no dia 6 de julho, no próprio site do SiSU. Os não convocados em primeira chamada poderão solicitar a participação na lista de espera. Para isso, será preciso manifestar interesse entre os dias 6 e 18 de julho, no site do MEC.

Apenas será permitida a solicitação de espera para um dos cursos escolhidos. Além disso, os candidatos selecionados na primeira chamada em uma das opções não poderão participar da lista de espera. 

As chamadas para preenchimento das vagas remanescentes serão feitas pelas próprias universidades. 

Mais informações no edital do SiSU 2022/2 e site do SiSU.

Artigos relacionados

Cotas no SiSU

Tire suas dúvidas sobre o sistema de cotas do SiSU, as leis, ações afirmativas e programas de bônus em cada instituição de ensino.

MEC publica resultado do SiSU 2022/2

O Ministério da Educação (MEC) liberou hoje, 6 de julho, o resultado da edição do segundo semestre de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Respondendo dúvidas sobre o SiSU

Neste texto esclarecemos as principais dúvidas que os participantes do Enem têm sobre o SiSU. Quem pode participar, como funcionam as cotas e muito mais.

Saiba tudo sobre o SiSU 2022 do segundo semestre

O Ministério da Educação já divulgou o edital da edição do 2º semestre de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No documento, constam as regras, o cronograma e principais datas desta edição do Programa.