A mineração no Brasil

As regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso deram origem à mineração no Brasil.

Mercúrio na água, usado para auxiliar a extração de ouro.
Mercúrio na água, usado para auxiliar a extração de ouro.

Na primeira metade do século XVII, Portugal deixou de ser subordinado da Espanha e passou por um momento delicado com muitas dificuldades, aumentado ainda mais após a retirada dos holandeses do Brasil decorrente do declínio da atividade açucareira.

No Brasil o bandeirante que obtinha lucros com a mão-de-obra escrava indígena enfrentava a concorrência dos escravos africanos que eram mais viáveis economicamente, favorecendo o declínio da atividade dos bandeirantes e aumentando o tráfico de escravos.

Diante dessa realidade a coroa portuguesa promoveu outra atividade aos bandeirantes, e a principal era de realização de estudos para descobrir jazidas de pedras preciosas, com isso, no final do século XVII, foi desvendada as primeiras jazidas, destacando os estados de Minas Gerais, e posteriormente chegou até Goiás e Mato-Grosso.

Tópicos deste artigo

A corrida do ouro

O Brasil chamou atenção para o seu interior, pois foi nessas regiões que, a partir das descobertas das jazidas auríferas pelos bandeirantes, houve uma dispersão da informação por todo o território, atraindo para os respectivos estados um grande número de pessoas de outras regiões brasileiras.

A notícia da descoberta de jazidas de pedras preciosas na Colônia deixou os portugueses aguçados, levando muitos desses a tentar uma nova vida no Brasil, a incidência de migração foi tão grande que as autoridades, a partir de 1720, tornaram restrita a entrada de estrangeiros no país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existiam duas maneiras de exploração do ouro ambas com denominações distintas, a faisqueira, na qual a retirada do minério é feita nas margens de córregos e rios, esse nome foi dado devido ao brilho dos ouros maiores que resplandecia ao sol às margens do manancial, o outro processo era denominado de aluvião, a exploração era realizada de forma simples com a utilização de uma espécie de bacia de nome bateia, nesse processo o garimpeiro geralmente trabalhava sozinho.

Já nas lavras a exploração do minério era em grande escala, ou seja, em enormes minas, nas quais era utilizada uma série de instrumentos destinados ao garimpo, esse processo se difere em relação às áreas de exploração, nas lavras o ouro era extraído em vertentes, na base de morros e colinas, a mão-de-obra era predominantemente escrava, essa construía tudo que fosse necessário para a retirada do ouro, desde escavações até os canais que escoavam as águas usadas no processo.


Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Eduardo de Freitas

Artigos relacionados

Aleijadinho

Acesse para saber detalhes sobre a vida de Aleijadinho. Veja quem eram seus pais, como foi sua formação, principais obras e seus últimos anos de vida.

Créditos de carbono

Clique aqui, saiba o que são os créditos de carbono e descubra como eles funcionam. Conheça as vantagens e as desvantagens dessa estratégia.

Impactos ambientais da mineração

Veja os principais impactos ambientais da mineração sobre o meio natural!

Mineração

Clique aqui, saiba quais são os principais tipos e etapas do processo de mineração e entenda quais são seus impactos no Brasil e no mundo.

Revolta de Vila Rica

Entenda como ocorreu e qual foi o desfecho da Revolta de Vila Rica, que aconteceu nos meses de junho e julho de 1720.

Tiradentes

Você sabe quem foi Tiradentes? Para conhecer a história do ícone da Inconfidência Mineira, clique nesse texto. Descubra como e por que Tiradentes foi morto.

Tratado de Methuen

Saiba o que foi o Tratado de Methuen e que consequências esse tipo de acordo trouxe para Portugal no início do século XVIII.