Impactos ambientais da mineração

A poluição do ar, dos solos e da água, a destruição de florestas e a intensificação de processos erosivos são exemplos dos impactos ambientais da mineração.

A atividade mineradora é muito importante em termos econômicos, pois é uma grande fonte de geração de emprego e renda, além de contribuir para a produção de matérias-primas e recursos minerais que atuam no funcionamento da economia em geral. No entanto, em muitos casos, essa prática apresenta alguns problemas de ordem ambiental, gerando danos altamente prejudiciais ao meio ambiente.

Dentre os principais impactos ambientais ocasionados pela mineração, podemos destacar os danos que muitas vezes são causados aos solos e ao relevo. Nas áreas de implantação de minas para a exploração das jazidas, muitas vezes, dá-se início a processos erosivos, que podem intensificar-se após o fim da exploração da região, pois, em muitos casos, as empresas mineradoras não realizam os reparos necessários sobre o extrato superficial.

Outro grave impacto ambiental gerado pela mineração é a devastação das florestas, pois, para que o processo de extração de minérios aconteça em determinadas áreas, uma grande parte da vegetação local deve ser removida. A ausência de árvores, por sua vez, pode intensificar a degradação do solo, provocando ciclos erosivos em larga escala.

A poluição gerada pela mineração também é um grave problema ambiental enfrentado no âmbito dessa atividade. Ela ocorre de várias formas: a poluição do ar produzida durante a queimada das florestas; o depósito, vazamento ou descarte irregular de substâncias tóxicas que podem poluir os cursos d'água e o lençol freático; a queima do mercúrio metálico ao ar livre; entre outas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O mercúrio, aliás, é um dos maiores problemas relacionados a esse contexto, pois trata-se de uma substância altamente tóxica empregada na atividade do garimpo para misturar-se ao ouro e, assim, separar as pepitas dos detritos agregados. Quando essa mistura é realizada, o mercúrio prende-se em um amálgama com o ouro, sendo retirado posteriormente e, quase sempre, descartado de maneira incorreta. A poluição resultante desse processo é capaz de gerar a morte de peixes e também a proliferação de doenças para a população abastecida pelos recursos hídricos contaminados.

Dessa forma, antes de intensificar a exploração mineral de uma determinada região, é preciso sempre que os prejuízos ambientais sejam levados em consideração, pois os impactos gerados podem ser muitos intensos e até irreversíveis. Além disso, é necessária uma maior fiscalização quanto à execução dos procedimentos, combatendo o descarte indevido de substâncias tóxicas e exigindo a reconfiguração dos solos, da vegetação e da área total que foi explorada após o término das atividades.





Videoaula relacionada:

A mineração transforma a paisagem e o meio natural em larga escala

A mineração transforma a paisagem e o meio natural em larga escala

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

Entenda como foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente e a importância dessa data!

A mineração no Brasil

Clique aqui e entenda como ocorreu a mineração no Brasil Colônia!

Contaminação por Mercúrio

Entenda como ocorre a contaminação por mercúrio, veja o caso da tragédia ocorrida em Minamata e o risco que os ribeirinhos da Amazônia correm.

Danos ambientais do acidente em Mariana (MG)

Entenda como o acidente em Mariana (MG) afetou o meio ambiente e veja algumas previsões para o futuro da região.

Os recursos minerais

Os recursos minerais, O que são os recursos minerais, A utilização dos recursos minerais pelo homem, Quais são os tipos de minerais, Os minerais metálicos, Os minerais não-metálicos.

Poluição

Vamos falar um pouco sobre poluição? Neste texto explicaremos o que é poluição, suas causas e consequências, e apresentaremos seus principais tipos.

Qual a diferença entre rochas e minerais?

Leia e descubra os conceitos e características de rochas e minerais!

Recursos naturais

Entenda o que são recursos naturais, seus tipos e como podem ser usados. Veja também os recursos naturais do Brasil.

Tragédia ambiental em Brumadinho

Saiba mais sobre os danos ambientais da tragédia em Brumadinho, causada pela barragem da Vale que se rompeu em Minas Gerais.