População da China

A China constitui a maior população do mundo. Por isso, inúmeras medidas foram tomadas pelo governo – algumas delas polêmicas – para conter o crescimento demográfico.

A população da China é a maior do mundo, mas deve ser ultrapassada pela Índia nas próximas décadas
A população da China é a maior do mundo, mas deve ser ultrapassada pela Índia nas próximas décadas

A China é mundialmente conhecida por possuir o maior contingente populacional do planeta. Ao todo, são quase 1 bilhão e meio de pessoas, o que representa um quinto da população mundial. Por esse motivo, os fatores demográficos tornaram-se um grande desafio para o governo chinês.

O grande motor para o elevado crescimento populacional da China, durante o século XX, foi a redução das taxas de mortalidade. Da década de 1930 até a década de 1980, o número de chineses dobrou, o que gerou uma grande preocupação por parte do governo do Partido Comunista.

O alarde ecoou já na década de 1970, quando os dados já registravam crescimentos anuais elevados. Assim, a partir desse período, o poder público adotou rigorosas medidas de controle de natalidade, o que vem surtindo efeito nos últimos anos.

De acordo com as leis chinesas, cada casal só pode ter um filho. Para ter mais do que isso, os pais precisam de uma autorização especial do governo que só costuma ser concedida em alguns casos raros, todos efetuados quando os filhos são do sexo masculino. Com isso, as taxas de aborto são elevadas, principalmente quando as gravidezes são de bebês do sexo feminino. A principal argumentação é a de que o homem rende mais produtividade no mercado de trabalho e de que, com menos mulheres, procria-se menos, portanto, a população cresce menos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, o número de habitantes da China cresce apenas 0,9% ao ano. Para se ter uma ideia, os países que mais crescem no mundo o fazem em um taxa de 3% ao ano, ou seja, três vezes mais. De acordo com vários analistas, a população da China deve ser ultrapassada pela Índia em duas décadas, pois a população indiana atualmente cresce em uma taxa de 1,8% ao ano.

Existe, no entanto, certa polêmica em torno das políticas chinesas de controle da natalidade. Na década de 1990, um grupo de repórteres do canal de televisão inglês BBC infiltrou-se secretamente no território da China e registrou cenas de horror, em que crianças (a maioria mulheres) recém-nascidas, ou ainda muito novas, eram tiradas de seus pais e hospedadas em orfanatos, onde eram simplesmente abandonadas até morrerem de fome ou de doenças oriundas da falta de higiene. Os registros constituíram um documentário intitulado “China: Os Quartos da morte”. O governo nega as acusações.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Ano-Novo chinês

Clique no link para saber mais detalhes sobre a celebração do Ano-Novo chinês. Conheça um pouco da história e de práticas dessa comemoração.

Brics

As características dos Brics e sua importância na ordem econômica internacional.

China

Saiba mais sobre a China, uma superpotência do continente asiático!

Economia Chinesa

Conheça os segredos do crescimento da economia chinesa e descubra por que a China é o país que mais recebe investimentos estrangeiros na atualidade.

Hong Kong

Clique aqui e saiba mais sobre Hong Kong e sua relação com a China!

Regiões autônomas da China

Conheça as cinco regiões autônomas da China e os movimentos organizados no interior delas pela independência.