Política dos 5rs

A política dos 5rs consiste em repensar os hábitos, recusar produtos que geram impactos, reduzir o consumo, reutilizar os materiais e reciclar o lixo.

O cuidado com o meio ambiente e com os recursos naturais exige uma série de ações para a promoção da sustentabilidade pelo mundo, isto é, medidas capazes de preservar os bens da natureza para as gerações futuras. Com isso, foi inicialmente desenvolvido o conceito da política dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), que foi posteriormente ampliado para a política dos 5Rs, que envolve as ações de: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Repensar – quando se fala em repensar, fala-se em se perguntar sobre a necessidade do produto que está sendo adquirido antes do consumo. É importante sempre levar em consideração os impactos que mais tarde poderão ser gerados sobre a excessiva geração de lixo e a escolha por materiais não reutilizáveis ou não recicláveis.

Recusar – consiste na etapa de recusar produtos que tenham um significativo impacto ambiental, dando preferência a produtos que não agridam o meio ambiente. Se a sociedade em geral recusar em larga escala as mercadorias que podem gerar danos ao meio ambiente, os seus fabricantes podem tentar melhorar os seus sistemas de produção ou sua composição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Reduzir – trata-se de reduzir o consumo e, consequentemente, a produção de lixo. Comprar e utilizar produtos em exagero e sem uma necessidade prática só contribuem para poluir ainda mais o meio ambiente. Além disso, é preciso optar por materiais e produtos mais duráveis, que demoram mais tempo para serem descartados, pois, além de reduzir o lixo, desoneram a exploração dos recursos naturais.

Reutilizar – alguns produtos, antes de serem jogados fora, podem ser reaproveitados, novamente diminuindo a produção de lixo. Além disso, ao reaproveitar o produto, automaticamente não se compra outra mercadoria para realizar aquela função. Por exemplo: reaproveitar latas velhas para fazer porta-copos ou utilizar materiais plásticos para produzir bancos e assentos.

Reciclar – o ato da reciclagem deve ser o último procedimento a ser adotado, ou seja, deve-se diminuir ao máximo a produção de lixo antes de pensar em reciclá-lo, pois quando a quantidade é muito grande, não há reciclagem que resolva o problema. Assim, materiais como papéis, plásticos, latas, metais e outros podem ser transformados em matérias-primas para novos produtos.

A política dos 5Rs: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar

A política dos 5Rs: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Política dos 3Rs

Entenda o que é a política dos 3Rs e compreenda a importância da adoção de medidas para reduzir, reutilizar e reciclar os materiais.

Rio+20 e o Problema do Lixo

Entenda porque o lixo é um problema ambiental tão grave, veja qual é situação do Brasil nesse sentido e o que a Rio+20 planeja fazer com a gestão de resíduos sólidos.

O lixo e sua classificação

A diferenciação dos resíduos conforme a origem e composição.

Símbolos de Reciclagem de Plásticos

Entenda os símbolos de reciclagem de plásticos que aparecem nas embalagens e nos produtos descartáveis e ajude a diminuir o problema ambiental do lixo.

Recursos naturais e desenvolvimento sustentável

A relação entre os tipos e características dos recursos naturais e a política de sustentabilidade.

Problemas Ambientais Globais

Confira esta análise introdutória sobre os principais problemas ambientais globais.

Protocolo de Kyoto

Entenda a história, as características e as críticas envolvendo o Protocolo de Kyoto.