Política dos 3Rs

A política dos 3Rs é uma das formas possíveis de promover a sustentabilidade ambiental, diminuir o lixo e preservar os recursos naturais.

A Política dos 3Rs é um conjunto de medidas que visa promover a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais através de três principais ações: reduzir o consumo, reutilizar os materiais consumidos e reciclar o lixo gerado. Essas medidas centram-se, principalmente, na diminuição da geração de resíduos sólidos e, consequentemente, na diminuição dos impactos gerados pelo excesso de lixo.

Um dos principais pontos da política dos 3Rs é a ordem de importância das atividades, cuja prioridade obedece à sequência acima apresentada. Dessa forma, o mais importante é a redução, seguida pela reutilização e, somente ao final, a reciclagem.

Esse conjunto de medidas foi criado pela Conferência Nacional da Terra, realizada em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, e referendada pelo 5º Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvimento, realizado no ano seguinte. Dessa forma, considerou-se que os 3Rs deveriam ser uma prioridade na agenda ambiental dos governos e também das sociedades em geral.

Como já foi mencionado, o primeiro e mais importante passo a ser adotado é o de reduzir o consumo. Isso significa conter a onda consumista da sociedade, uma vez que quanto maior for a compra de novos produtos, mais materiais serão descartados no presente e no futuro, gerando mais lixo. Assim, um consumo consciente por parte da população e o combate aos problemas como a obsolescência programada são formas de promover essa medida.

Quando falamos em consumo consciente, falamos também de optar por produtos que são constantemente usados, sem irem diretamente para o lixo. Por exemplo: usar copos de plástico ao invés de copos descartáveis; preferir guardanapos de pano ao invés de papel, entre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em segundo lugar vem o ato de reutilizar, procedimento que deveria ser adotado por todas as pessoas. Garrafas plásticas, caixas ou qualquer outro material reaproveitável, ao invés de serem descartados, podem ganhar novas utilidades, evitando o acúmulo de lixo. Um exemplo é a utilização de embalagens para arranjos artesanais; o aproveitamento de garrafas plásticas para o armazenamento de água ou para outros fins; o uso de caixas de leite ou de suco para mudar plantas, etc.

Por fim, temos a prática da reciclagem. Embora ela seja extremamente importante e necessária, ela é apenas o último passo a ser adotado na política dos 3Rs, pois sem uma redução na produção de lixo através dos dois passos anteriores, não há sistema de reciclagem que aguente toda a quantidade de resíduos gerados. A importância da reciclagem se dá pela possibilidade do reaproveitamento dos materiais, diminuindo o lixo e, ao mesmo tempo, desonerando a procura por mais recursos da natureza.

Entre os vários tipos de produtos recicláveis, podemos citar papel, plástico, alumínio, aço, entre outros. Existem alguns materiais que, no entanto, são difíceis de serem reciclados, a exemplo das caixas de leite ou de suco, que envolvem uma mistura de papel, polietileno e alumínio, embora a reciclagem, nesse caso, ainda seja possível mesmo que dificultada.

A política dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar

A política dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Política dos 5rs

Conheça e entenda a importância da política dos 5rs, o conjunto de medidas pautado em repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.