Cidades globais

O conceito de cidade global refere-se ao desempenho econômico, logístico, estrutural e o grau de influência em nível global. Quando se fala em cidades globais imagina-se que seja uma cidade de grande aglomeração urbana (metrópole ou megalópole), mas essa idéia fica em segundo plano. Desse modo, existem cidades consideradas médias que são globais, em contrapartida outras são megacidades com mais de 10 milhões de habitantes e nem por isso ocupa essa condição.

Atualmente são reconhecidas 55 cidades globais, porém esse total não ocupa um mesmo grupo. Essas cidades são classificadas em três grupos, que recebem o nome alfa, beta e gama. A variação é de acordo com os níveis de influência desempenhado na esfera global. A pontuação máxima de uma cidade global é 12, apenas quatro cidades atingiram tal nível, são elas: Nova York, Tóquio, Londres e Paris. A Europa possui a maior quantidade de cidades globais (22 cidades).

A seguir as cidades que compõem os grupos alfa, beta e gama:

Alfa: representa o grupo de cidades de maior destaque e influência no cenário global, com essas características temos um número seleto de 10 cidades: Londres, Paris, Frankfurt, Milão (européias), além de Nova York, Tóquio, Los Angeles, Chicago, Hong Kong e Cingapura.

Beta: grupo constituído por dez cidades (sendo quatro europeus), são elas: São Francisco, Sidney, Toronto, Zurique, São Paulo, Cidade do México, Madri, Bruxelas, Moscou e Seul.

Gama: esse grupo integra trinta e cinco cidades (sendo quatorze delas europeus). As cidades são: Osaka, Pequim, Boston, Washington, Amsterdã, Hamburgo, Dallas, Dusseldorf, Genebra, Xangai, Montreal, Roma, Estocolmo, Munique, Houston, Barcelona, Berlim, Jacarta, Johannesburgo, Melbourne, Praga, Santiago, Taipe, Varsóvia, Atlanta, Budapeste, Buenos Aires, Copenhague, Istambul, Kuala Lumpur, Manila, Miami, Mineapolis, Bangoc e Caracas.

Fica clara a hegemonia de cidades européias em todos os níveis, isso mostra o crescimento em diversos aspectos desse continente e que tem feito frente à potência mundial, os Estados Unidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Paris, uma cidade global nível alfa

Paris, uma cidade global nível alfa

Por: Eduardo de Freitas

Artigos relacionados

Cidade de São Paulo

Conheça as características da cidade de São Paulo. Saiba mais sobre a sua história e a sua importância para o Brasil. Veja também seus aspectos populacionais e culturais.

Economia Global

Entenda o que é a expressão “economia global”, o que ela representa e quais são as principais características da globalização econômica.

Globalização

Conheça a globalização, suas características, causas e efeitos, bem como as principais críticas.

Hierarquia das cidades

Conheça a hierarquia das cidades, desde as cidades locais às globais.

Megalópoles e Megacidades

Você sabe o que são megalópoles e megacidades, bem como a diferença entre esses termos? Confira o significado e alguns exemplos no Brasil e no mundo!

Transnacionais

As transnacionais são empresas que atuam em diferentes países do planeta. Clique e confira!

Urbanização

Entenda como aconteceu o processo de urbanização no Brasil e no mundo. Conheça as causas e as consequências desse crescimento populacional e territorial das cidades.