Princípio de funcionamento das balanças

A balança é um dispositivo utilizado para medir a massa dos objetos. O princípio de funcionamento das balanças mais usadas atualmente se baseia na Lei de Hook.

As balanças são dispositivos utilizados para medir a massa de um corpo e constituem um dos instrumentos de medida mais antigos utilizados pelo homem. As primeiras balanças foram inventadas há cerca de sete mil anos. Inicialmente elas eram constituídas apenas por uma barra que tinha em cada extremidade um prato. Em um desses pratos era colocado um peso de referência, enquanto, no outro prato, o objeto que se pretendia descobrir o peso. Quando o equilíbrio era estabelecido, conhecia-se então o peso do objeto.

Atualmente existem diversos tipos de balança: balança de precisão, analítica, industrial, rodoviária, entre outras. Elas possuem as mais variadas utilidades, podendo pesar desde pequenas amostras de laboratório até veículos que pesam toneladas.

De acordo com o tipo de funcionamento, as balanças podem ser classificadas como:

  • Mecânicas: se forem constituídas por elementos mecânicos, como molas, hastes rígidas entre outros.

  • Eletrônicas: caso sejam compostas por elementos eletrônicos, como células de carga, microprocessadores, circuitos integrados, entre outros;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Híbridas: Se combinarem elementos mecânicos e eletrônicos.

O princípio de funcionamento das balanças mais utilizadas, que são as eletrônicas, baseia-se na relação entre a flexão de uma mola e a massa do objeto que se deseja pesar. De acordo com a Lei de Hook, a força elástica de uma mola é dada por

F = K . x

Sendo:

K – Constante elástica da mola;
x – deslocamento sofrido pela mola ao ser comprimida.

Ao colocar o objeto sobre a balança, ela está sujeita à força peso desse objeto, e a mola em seu interior sofre uma flexão x. Essa flexão faz com que entre em rotação um disco codificado que ativa detectores fotoelétricos por meio de ondas luminosas. Cada código do disco corresponde a um valor de peso. Apesar de o termo utilizado ser o peso, o que a balança mede é a massa dos corpos.

Balança de dois pratos: as primeiras balanças utilizadas pelo homem

Balança de dois pratos: as primeiras balanças utilizadas pelo homem

Por: Mariane Mendes Teixeira

Artigos relacionados

Dinamômetros e balanças

Os princípios básicos de funcionamento dos dinamômetros e das balanças.

Energia Elástica

Clique aqui e veja onde a energia elástica é utilizada e aprenda a calculá-la!

Força elástica

O comportamento mecânico de uma mola é determinado pela força elástica. Conheça suas propriedades!

Representação gráfica da Lei de Hooke

Veja aqui a definição da lei de Hooke e sua representação gráfica.