Dinamômetros e balanças

Os radicais gregos dinamo e metro significam, respectivamente, força e medida. Dessa forma, podemos deduzir que dinamômetro é um aparelho utilizado para medir a intensidade de forças, no entanto, só é capaz de mensurar as forças a que está submetido. Na figura acima vemos um dinamômetro instalado em um fio que mede a intensidade da força de tração; enquanto um dinamômetro colocado no chão, medirá a força normal.

Como os dinamômetros indicam a força normal ou a força de tração, quando estas diferem do peso do corpo, o valor indicado pelo aparelho deixa de corresponder ao que realmente se desejava medir. Nesses casos, o que se obtém, na realidade, é a sensação de peso que o corpo experimenta naquele momento.

Podemos nos basear na definição de dinamômetro para caracterizar uma balança. A diferença básica que iremos encontrar é a do mostrador, que é graduado em quilogramas, portanto ele indica a massa real ou aparente do corpo colocado sobre ela.

Utilizando a equação que nos fornece o cálculo do peso de um corpo, podemos fazer a conversão da graduação da escala de forças (newton) para massa (quilogramas). Considerando-se que P seja o peso real do corpo, a massa real m do corpo pode ser encontrada através da seguinte relação: m = P/g. Se P for o peso aparente do objeto, m será obtida pelo mesmo processo, porém será a massa aparente do corpo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dessa forma, podemos resumir o seguinte:

- dinamômetros sempre indicam o valor da tração ou da força normal a que estão submetidos.

- se a normal (ou a tração) tiver módulo igual ao peso do corpo utilizado na experiência, o dinamômetro estará indicando o valor do peso do objeto.

- se a normal (ou tração) tiver módulo diferente do peso do corpo, a indicação do dinamômetro representará o que se costuma chamar de peso aparente do objeto, ou seja, sua irreal sensação de peso naquele momento.

- nas balanças de farmácia, a escala de medição estará graduada para medir massas. Valem os raciocínios dos dois itens anteriores, mas deve-se pensar que foi realizada uma transformação por meio da equação P = mg ou sua correspondente m = P/g.

Dinamômetro instalado num fio

Dinamômetro instalado num fio

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Princípio de funcionamento das balanças

Conheça a Física do princípio de funcionamento das balanças.