Esfigmomanômetro

Quando realizamos uma corrida, mesmo em um percurso pequeno, sentimos nosso coração bater mais forte. Em determinado momento, ouvimos as expressões pressão alta ou pressão baixa. Quando uma pessoa se sente tonta, ou sua frio, geralmente associa-se esse mal-estar à pressão sanguínea. Mas como é medida a pressão arterial (sanguínea)? Que aparelho é utilizado?

Para medir a pressão arterial, os médicos e outros profissionais da saúde, utilizam o aferidor de pressão arterial que é chamado de esfigmomanômetro. É um aparelho composto por uma bolsa que pode se encher de ar, ao se utilizar uma pequena bomba de borracha e um manômetro, como mostra a figura abaixo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Geralmente o médico enrola a bolsa no braço do paciente até a altura do coração. Em seguida, ele bombeia o ar até que a compressão da bolsa impeça o sangue de passar pela artéria.

Ao soltar vagarosamente o ar da bolsa, o sangue volta a fluir pela artéria. Utilizando um estetoscópio, o médico consegue ouvir o ruído do sangue e pode determinar, realizando a leitura do manômetro, a pressão arterial.

Médico aferindo a pressão arterial

Médico aferindo a pressão arterial

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Veias

Saiba mais sobre as veias, um tipo de vaso sanguíneo. Neste texto abordaremos as características das veias e sua classificação. Falaremos também sobre as varizes.