Condições de equilíbrio de um corpo

Colunas de sustentação da ponte
Colunas de sustentação da ponte

Observemos a foto acima, nela vemos uma ponte e suas colunas de sustentação. Os conceitos físicos que garantem total segurança para construí-la são muito antigos. Antes de Cristo, Arquimedes de Siracusa lançou os fundamentos dessa teoria e até hoje não há como desmenti-lo. Arquimedes propôs em sua teoria que pesos iguais a igual distância estão em equilíbrio, e pesos iguais a distâncias desiguais não estão em equilíbrio.

Equilíbrio de um corpo

Um corpo que descreve um momento de rotação pode fazê-lo de forma acelerada, retardada ou uniforme. Se a velocidade angular estiver aumentando ou diminuindo, classificaremos a rotação como acelerada ou retardada, respectivamente. Assim, podemos garantir que o momento de força resultante sobre o objeto será diferente de zero e o objeto em rotação não estará em equilíbrio. Caso a velocidade angular seja constante, ou seja, igual ou diferente de zero, a rotação será uniforme e o momento de força resultante será nulo, constituindo-se, assim, num caso de equilíbrio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dessa forma, para que um corpo esteja em equilíbrio, devemos fazer a análise de seus movimentos de rotação e translação. Quando a velocidade vetorial for constante, poderemos afirmar que o objeto se encontra em equilíbrio de translação. Quando a velocidade angular dos pontos, fora do seu eixo de rotação, também for constante, diremos que esse objeto se encontra em equilíbrio de rotação.

Dessa forma, analisaremos separadamente as velocidades vetorial e angular, pois cada uma delas estará intimamente relacionada com seu equilíbrio de translação e de rotação.

Condições de equilíbrio

Para que um corpo esteja em equilíbrio de translação, é suficiente que sobre ele não atuem forças ou, se atuarem, que a resultante entre elas seja nula.

Para que um corpo esteja em equilíbrio de rotação, basta que a soma dos momentos em relação a qualquer ponto, tomado como polo, seja nula.

M0 F1+ M0 F2+...+ M0 Fn=0

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Alavancas

Clique e veja o que são alavancas e como elas são classificadas.

Arquimedes

Clique aqui e saiba por que o físico, matemático e inventor grego Arquimedes saiu completamente nu gritando pelas ruas de Siracusa.

Equilíbrio de um ponto material

Veja aqui como determinar o equilíbrio de um ponto material (corpo com dimensões que podem ser desprezadas).

Equilíbrio do ponto material e dos corpos rígidos

Saiba mais sobre o equilíbrio do ponto material e dos corpos rígidos e quais são as condições para que ele seja estabelecido.

Equilíbrio mecânico

Conheça as condições de equilíbrio mecânico e saiba como ele pode ser classificado.

Mantenha o Equilíbrio do Bonequinho

Equilíbrio Estático é a capacidade para assumir e sustentar qualquer posição do corpo contra a força da gravidade.