Arquimedes

Arquimedes foi um físico, matemático e inventor grego responsável pela descoberta do empuxo, força que atua sobre objetos mergulhados em fluidos.

Arquimedes foi um físico, matemático e inventor grego que nasceu em 287 a.C., na colônia grega de Siracusa. Ele estudou na escola de Matemática de Alexandria, onde teve contato com o que havia de mais tecnológico e com as maiores mentes da época.

Após estudar em Alexandria, Arquimedes voltou à sua cidade natal e começou a desenvolver seus próprios estudos. Ele determinou o valor de pi, encontrou relações matemáticas para a esfera e cilindro, descobriu o princípio das alavancas, desenvolveu as roldanas compostas e criou o parafuso de Arquimedes, aparelho utilizado para elevar água entre pontos de diferentes alturas. O cientista ficou famoso por suas invenções e uso das alavancas, e em uma de suas declarações Arquimedes disse:

Deem-me um ponto de apoio e moverei a Terra!”

Coroa do rei Híeron

Talvez um dos episódios mais famosos da história de Arquimedes seja o que envolveu a coroa o rei Híeron. Após dar uma porção de prata e outra de ouro em pó para um ourives, o rei encomendou-lhe uma coroa para oferecer aos deuses. Ao receber o ornamento, Híeron desconfiou da honestidade do ourives e achou que nem todo o ouro e prata fornecidos foi utilizado na confecção da coroa. Pra descobrir se havia sido enganado, o rei chamou Arquimedes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Durante um banho, Arquimedes percebeu que, ao entrar na banheira, à medida que seu corpo afundava, o nível da água subia pela borda do recipiente. O estudioso enxergou ali a possibilidade de encontrar a resposta para o caso da coroa do rei e, diante da descoberta, saiu correndo, completamente nu, gritando “Eureka! Eureka! Eureka!” (Achei! Achei! Achei!).

Arquimedes conseguiu dois blocos, um de ouro e outro de prata, que possuíam o mesmo peso da coroa. Ao mergulhar os objetos em água, mediu a quantidade de volume de líquido deslocado e, assim, pôde determinar a quantidade de ouro e prata da coroa.

O cientista percebeu que, ao mergulhar objetos em fluidos, eles sofriam a ação de uma força, vertical e para cima, que correspondia ao volume de líquido deslocado pelo objeto. O princípio de Arquimedes determinou, portanto, o empuxo, força que atua sobre objetos mergulhados em fluidos.

Morte de Arquimedes

Durante a Segunda Guerra Púnica, tropas romanas invadiram Siracusa e, mesmo sob ordens de poupar a vida de Arquimedes, um soldado golpeou o cientista, matando-o no ano de 212 a.C.

Arquimedes descobriu o empuxo, uma força que atua sobre objetos mergulhados em fluidos

Arquimedes descobriu o empuxo, uma força que atua sobre objetos mergulhados em fluidos

Por: Joab Silas da Silva Júnior

Artigos relacionados

Alavancas

Clique e veja o que são alavancas e como elas são classificadas.

Condições de equilíbrio de um corpo

Verificando as condições de equilíbrio de um corpo rígido.

Densidade de líquidos e controle de qualidade de alguns produtos

Entenda como a densidade de líquidos pode ser usada na descoberta de adulterações no leite e na gasolina.

Densidade de sólidos irregulares (Princípio de Arquimedes)

Conheça o Princípio de Arquimedes e aprenda a determinar o volume e a densidade de sólidos irregulares.

Heureca

Heureca! Você já ouviu essa expressão? Confira aqui quem a tornou historicamente conhecida!

Máquinas simples – Alavancas

Veja aqui o conceito de alavanca e veja também como é possível usar uma alavanca para calcular a força necessária para elevar um corpo.

Peso aparente de um corpo

Veja aqui a definição de peso aparente e como se determina o módulo do peso aparente de um corpo submerso em um líquido.

Termômetro de Galileu

Entenda o funcionamento do Termômetro de Galileu, dispositivo que foi criado em 1593 e que recebeu o nome de seu inventor (Galileu Galilei). O termômetro baseia-se no comportamento da dilatação volumétrica da água. Veja a grande sacada de Galileu ao construir esse instrumento!