Circuito Elétrico Simples

Para que tenhamos energia elétrica em nosso dia a dia, é necessário um gerador elétrico, cuja função é fornecer energia potencial elétrica às partículas portadoras de cargas. Essa energia fornecida é proveniente de outras formas de energia.

Podemos definir um gerador elétrico como sendo um dispositivo em que ocorre a conversão de outras formas de energia em energia elétrica. Um tipo bastante conhecido de gerador elétrico é a pilha seca comum, usada em controles remotos, brinquedos, etc. Nas pilhas secas, a energia elétrica é obtida da energia química liberada nas reações que ocorrem em seu interior.

Como há uma diferença de potencial entre os polos de uma bateria, essa voltagem será estabelecida nas extremidades de um condutor a ela ligado. Portanto, as cargas livres nesse condutor entrarão em movimento, isto é, será estabelecida uma corrente elétrica no condutor. O sentido da corrente elétrica será do potencial maior para o potencial menor, ou seja, do polo positivo para o polo negativo. Resumidamente podemos afirmar que enquanto as reações químicas mantiverem a ddp entre os polos da bateria, haverá uma corrente elétrica circulando continuamente o circuito.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O sentido da corrente elétrica que circula o circuito é do polo positivo para o negativo

Um gerador elétrico é representado pelo símbolo da figura abaixo, para fins de representação esquemática.

Gerador representado simbolicamente

Os equipamentos são ligados por fios condutores ao gerador, constituindo circuitos que, ao serem percorridos pela corrente elétrica, permitem que a energia elétrica seja convertida em outras modalidades úteis ao homem. Qualquer caminho por onde as partículas portadoras de cargas elétricas possam fluir é chamado de circuito elétrico.


Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Tipos de baterias mais comuns em nosso dia a dia

Tipos de baterias mais comuns em nosso dia a dia

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Amperímetro e voltímetro

Veja aqui como podemos medir a corrente e a tensão nos circuitos elétricos, utilizando os instrumentos de medida amperímetro e voltímetro.

Transformação de energia

Veja aqui como ocorre a transformação de energia elétrica nos aparelhos elétricos.

Força eletromotriz e resistência interna

A força eletromotriz produzida por um gerador nada mais é do que a energia fornecida a cada unidade de carga. Veja mais sobre força eletromotriz e resistência interna de uma bateria.

Associação de resistores em série

Conheça as propriedades da associação de resistores em série e aprenda a calcular a resistência equivalente.

Corrente elétrica

Cargas em movimento ordenado constituem uma corrente elétrica.