13 de julho - Dia Mundial do Rock

Dia Mundial do Rock é comemorado no 13 de julho e celebra um dos estilos musicais mais benquistos em todo mundo e que, até hoje, faz sucesso e influencia a juventude.

O Dia Mundial do Rock é celebrado em 13 de julho.
O Dia Mundial do Rock é celebrado em 13 de julho.

O Dia Mundial do Rock é celebrado em 13 de julho e recorda um evento que aconteceu no mesmo dia, em 1985, quando grandes estrelas do rock participaram de um show chamado Live Aid, que buscava arrecadar dinheiro para fornecer ajuda humanitária à Etiópia, na África.

Além de recordar esse importante evento, o dia 13 de julho serve também para homenagear o rock and roll, estilo musical que surgiu nos anos 1950 e que marcou a música mundial para sempre. Jovens do mundo todo foram e ainda são influenciados pelo rock e, principalmente, pelos representantes desse estilo musical.

Leia também: 1º de maio - Dia da Literatura Brasileira

Qual a origem do Dia Mundial do Rock?

A celebração do Dia Mundial do Rock não é internacional, mas sim uma ideia originalmente brasileira. O dia 13 de julho foi escolhido para comemorar esse estilo musical, que, desde o seu surgimento, influenciou gerações de músicos e de fãs. Desde o seu surgimento, na década de 1950, o rock foi muito contestado e associado à violência e perversão, porém o estilo também foi contestador ao propor a liberdade de produção artística.

A origem da comemoração foi em São Paulo, maior cidade do Brasil, onde duas rádios especializadas em rock, 89 FM e 97 FM, tornaram-se as idealizadoras do Dia Mundial do Rock. Na época, entre os anos 1980 e 1990, o rock brasileiro estava em evidência nas paradas de sucesso e nos programas de televisão. Bandas como Titãs, Paralamas do Sucesso, Ultrage a Rigor, entre outras, estavam em alta. O Rock in Rio, um dos primeiros eventos de grandes proporções ligados ao rock, amplificou o ritmo agitado do momento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por que o Dia Mundial do Rock é comemorado no dia 13 de julho?

Apesar de ter sido uma ideia brasileira, o Dia Mundial do Rock é comemorado em 13 de julho não por causa de algum evento musical ocorrido no Brasil, mas sim para recordar o Live Aid, um show, ocorrido em 13 de julho de 1985, organizado pelo músico Midge Ure e com a participação das maiores estrelas do rock mundial, como Tina Tuner, Rolling Stones, Paul McCartney, George Michael, entre outros. O objetivo desse evento era arrecadar fundos para ajuda humanitária à Etiópia, país africano que sofria com a fome e a guerra civil.

O evento aconteceu em Londres, no Estádio de Wembley, e na Filadélfia, no JFK Stadium, e reuniram, juntos, mais de cem mil pessoas. Várias televisões do mundo inteiro transmitiram via satélite as apresentações musicais, e estima-se que aproximadamente dois bilhões de pessoas, em cem países, tenham acompanhado o festival.

A organização do evento conseguiu arrecadar 150 mil libras esterlinas, porém boa parte dessa quantia foi desviada pelos grupos rebeldes e pelo governo etíope para financiar a guerra civil.

Fotos do jornal “The Sun” de 13 de julho de 1985.
Matéria do jornal britânico “The Sun” anunciando o Live Aid, que aconteceu em 13 de julho de 1985, e foi um grande marco na história do rock. [1]

Qual a origem do rock?

O rock surgiu nos Estados Unidos, no começo dos anos 1950. Esse estilo musical apareceu das influências da cultura afro-americana, como o jazz e o blues, e outros gêneros musicais, como o country. O rádio e o cinema se abriram para o rock ocupar espaço no cenário artístico norte-americano.

Os estudiosos em música se dividem quanto ao marco inicial do rock. Para alguns, a música “Rocket 88”, de Ike Turner e Jackie Brenston, de 1951, foi a primeira canção genuinamente rock and roll a ser lançada. Outros estudiosos preferem não declarar uma única canção como marco fundador desse estilo por conta da ausência de uma linearidade no seu processo evolutivo. A partir de meados dos anos 1950, o rock alcançou as paradas de sucesso, e inúmeros artistas surgiram para popularizá-lo, como Bill Haley, Elvis Presley, Chuck Berry, Jerry Lee Lews.

O cinema também ajudou na popularização do rock. Os principais artistas que surgiram foram protagonistas de filmes, e suas canções se transformaram em trilhas que entraram nas paradas de sucesso. Além da música, os filmes mostravam as danças e os novos passos criados. Os artistas ficaram famosos também por cantar em algumas cenas.

Foto de Elvis Presley cantando e dançando e o guitarrista de sua banda ao fundo.
Elvis Presley foi responsável por popularizar o rock em todo mundo. [2]

A música que surgia naquele momento nos Estados Unidos conquistou os jovens que aguardavam por um estilo musical que se identificasse com eles. O rock não foi apenas música, mas também dança. À medida que o estilo se popularizava, aumentava as festas cujas trilhas sonoras eram os novos cantores que apareciam a cada momento.

Veja também: 31 de janeiro - Dia Mundial do Mágico

Representantes do rock

Ao longo da história, o rock teve vários representantes:

  • Chuck Berry

  • Elvis Preley

  • Beatles

  • Rolling Stones

  • Jimi Hendrix

  • Janis Joplin

  • The Runaways

No Brasil, o rock chegou no final dos anos 1950 e teve os seguintes representantes:

Selo de 1991 em homenagem a Raul Seixas com um desenho do rosto do cantor.
Selo lançado em 1991, ano do Rock in Rio II, e que homenageava Raul Seixas.[3]
  • Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderleia (fizeram parte da Jovem Guarda, programa da TV Record, nos anos 1960, que ajudou a popularizar o rock no Brasil);

  • Cely Campelo;

  • Os Mutantes;

  • Raul Seixas.

Créditos das imagens

[1] Lenscap Photography / Shutterstock

[2] Dan Kosmayer / Shutterstock

[3] Mirt Alexander / Shutterstock

Por: Carlos César Higa

Artigos relacionados

18 de maio – Dia Internacional dos Museus

Clique aqui e saiba um pouco mais sobre o Dia Internacional dos Museus. Descubra também a origem desses importantes ambientes que reavivam a história humana.

1º de Maio – Dia do Trabalho

Saiba como o dia 1º de maio tornou-se a data de comemoração referente ao Dia do Trabalho em vários países.

21 de março — Dia Mundial da Poesia

Descubra como surgiu o Dia Mundial da Poesia. Saiba o que se comemora nesse dia. Além disso, veja 10 grandes nomes da poesia que você precisa conhecer.

23 de abril — Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Entenda por que 23 de abril é o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor. Saiba o que comemoramos nesse dia e veja 10 livros que você não pode deixar de conhecer.

31 de outubro - Halloween ou Dia das Bruxas

Saiba a história do Halloween, comemorado em 31 de outubro, e as mudanças que conheceu ao longo do tempo.

Dia Internacional da Educação

Saiba mais sobre o Dia Internacional da Educação, data comemorativa que celebra a importância da educação. Entenda por que ele é comemorado em datas distintas.